Tuesday, 25 de January de 2022

Porto em Arroio do Sal (RS) será construído por investidores do setor portuário até 2024

Investidores do setor portuário vão inaugurar um porto em Arroio do Sal e aumentar a movimentação de cargas na região, com obras finalizando até 2024

Os investidores do setor portuário querem fazer a inauguração de um porto em Arroio do Sal para aumentar a movimentação de carga na região, com obras finalizando até o ano de 2024

O setor portuário é um dos que mais atraem investidores e, durante este último sábado, (08/01), alguns interessados comentaram sobre o desejo de construir um porto localizado em Arroio do Sal com obras finalizando até o ano de 2024. E assim, visando uma expansão maior da movimentação de carga na região e o crescimento do setor no mercado nacional.

Continua Depois da Publicidade

Leia também:

Porto Meridional de Arroio do Sal atrai investidores para finalização das obras e inauguração do local até o ano de 2024

O setor privado está cada vez mais de olho no segmento portuário brasileiro nos últimos anos, em razão do forte crescimento do setor em relação a outras áreas do mercado nacional. Agora, investidores estão estudando a ideia da criação do Porto Meridional de Arroio do Sal na região do Rio Grande do Sul, com o objetivo de fomentar uma expansão na movimentação de carga na região e tornar o estado ainda mais presente no setor portuário brasileiro. 

O local para a construção do porto já foi adquirido e a DTA Engenharia Portuária e Ambiental deve executar o projeto, que está com investimento orçado em R$ 6 bilhões, com uma estrutura capaz de movimentar 50 milhões de toneladas em carga ao ano. Até o momento, os investidores já tiveram 10 milhões de toneladas sinalizadas no futuro porto. A companhia também afirmou que já realizou o estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental e que, agora, o levantamento foi submetido ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (lbama).

Oliveira Neto, presidente da DTA, confirmou que, a longo de 2022 será realizado o projeto de engenharia, com o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental, para dar encaminhamento às licenças ambientais e que o plano é iniciar as obras em 2023 para que o porto seja inaugurado no último trimestre de 2024. O executivo também complementou: “E um projeto singelo, encostado na costa, com uma concepção muito arrojada. vamos receber navios grandes, que não conseguem entrar em Rio Grande”.

Polo metalmecânico de Caxias do Sul tem interesse nas obras da construção do porto de Arroio do Sul para os próximos anos 

O Porto Meridional de Arroio do Sul está atraindo diversos investidores novos e o polo metalmecânico de Caxias do Sul está de olho na possibilidade de investimentos para a construção do local. A confirmação do interesse foi dada por Ruben Bisi, vice-presidente de indústria eleito da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), diretor de relações institucionais da Marcopolo e vice-presidente do Sindicato da Indústria Metalúrgica e de Materiais Elétricos de Caxias do Sul (Simecs).

Caxias do Sul consome 60% do aço enviado ao Rio Grande do Sul, sendo o terceiro maior consumidor do Brasil, com 22% do custo de produção de toda a logística dessas operações, o que seria barateado com a construção do Porto Meridional de Arroio do Sul e os investimentos do polo no projeto, já que todo o processo de transporte desses materiais seria encurtado e se tornaria bem mais econômico para o município do Rio Grande do Sul. 

Com isso, a empresa DTA Engenharia Portuária e Ambiental pode contar não só com os investimentos bilionários que estão sendo feitos, mas também com a parceria do município de Caxias do Sul e, posteriormente, de outros locais do estado, para que esse porto possa se tornar um grande empreendimento na região.

Ruth Rodrigues
Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.