Início Portos paranaenses são exemplos no setor portuário em relação ao compromisso ambiental

Portos paranaenses são exemplos no setor portuário em relação ao compromisso ambiental

janeiro 7, 2022 às 11:03 am
Compartilhe
Siga-nos no Google News
Portos do Paraná estão cada vez mais reconhecidos no setor portuário por seu compromisso ambiental, sustentabilidade e na movimentação de cargas
Portos do Paraná estão cada vez mais reconhecidos no setor portuário por seu compromisso ambiental, sustentabilidade e na movimentação de cargas. Fonte: Divulgação

Portos do Paraná estão cada vez mais reconhecidos no setor portuário global pelo seu compromisso ambiental e a sustentabilidade nas operações, principalmente a movimentação de cargas

A sustentabilidade nas operações do setor portuário é cada vez mais necessária e, durante esta última terça-feira, (04/01), alguns representantes dos portos do Paraná comentaram acerca do destaque do segmento no estado em relação ao compromisso ambiental e os investimentos em novas alternativas mais sustentáveis para as operações, principalmente a movimentação de cargas, seja dentro do país ou fora.

Confira outras notícias do setor:

Movimentação de cargas atrelada à sustentabilidade é destaque dos portos do Paraná no setor portuário brasileiro

O Paraná é um dos estados com maior relevância no setor portuário brasileiro e já conta com uma grande expressividade no mercado nacional. Agora, a região está ficando cada vez mais reconhecida pelo compromisso ambiental dos portos e a sustentabilidade atrelada às operações, principalmente se tratando da movimentação de cargas. O estado conta com mais de 20 programas permanentes, nos quais os portos paranaenses se posicionaram em 2021 entre terminais públicos de grande porte com melhor índice de desenvolvimento ambiental do Brasil.

Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
Facebook Facebook
Twitter Twitter
LinkedIn LinkedIn
Google News Google News

Entre os portos da região, o destaque principal é para os portos de Paranaguá e Antonina, que cresceram em movimentação de cargas e em cuidados com a natureza, sempre atrelando a sustentabilidade às suas operações. O Porto de Paranaguá está cada vez mais reconhecido no segmento e, além do Índice de Gestão Ambiental, da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), o reconhecimento veio das duas últimas Conferências do Clima, evento realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2019 e 2021, em que o Porto de Paranaguá foi a única autoridade portuária a participar.

Somente no local, são 20 colaboradores permanentes, em Paranaguá, e mais 50 profissionais especializados e o diretor de Meio Ambiente da empresa pública Portos do Paraná, João Paulo Ribeiro Santana, destaca que “O desenvolvimento sustentável é possível e o Paraná tem provado isso ao longo do tempo. A cada ano, nossas atividades mostram a importância de investir em programas para proteger nossa baía e conscientizar as gerações futuras”.

Ações dos portos do Paraná voltadas para a sustentabilidade seguem sendo destaque no setor portuário 

Os portos do estado do Paraná já contam com mais de 20 programas voltados para a questão da sustentabilidade e o compromisso ambiental nas operações do setor portuário e programas ambientais podem ser classificados em três meios de atuação: físico, biótico e socioeconômico. Apenas nas operações do mar, foram realizadas cerca de 1.358 verificações documentais de navios para gerenciamento da água de lastro e 12 inspeções a bordo para avaliação da salinidade da água de lastro, além de incentivo à educação ambiental com os tripulantes.

Já se tratando das operações em terra, as equipes fizeram mais de 500 medições da qualidade de fumaça expelida por caminhões e outras máquinas e a qualidade do ar foi monitorada durante 138 dias em 12 pontos de Paranaguá e três em Antonina. Além disso, os trabalhadores dos portos receberam um total de 24 treinamentos sobre resíduos sólidos, totalizando a participação de 257 funcionários que agora estão aptos em relação ao compromisso ambiental nas operações portuárias no estado. 

Com isso, os portos do Paraná se consagram como os grandes destaques nacionais em relação às operações portuárias seguindo todos os compromissos ambientais necessários para a diminuição dos impactos causados nessas tarefas. Assim, o que se espera são novos investimentos voltados para esse segmento no estado do Paraná e uma expansão ainda maior dessas iniciativas dentro do setor portuário no país inteiro.

Relacionados
Mais recentes