Friday, 25 de June de 2021

Confira os tipos de Navios de Carga atuais

tipos de Navios de Carga

O meio de transporte mais antigo é o Transporte Marítimo, desde a Antiguidade os Navios sempre desempenharam funções de grande importância para os países, estes que eram utilizados para realizar as Grandes Navegações responsáveis por descobrimento de terras e também passageiros.

Especiarias, minério e também muitas vezes eram equipados com armamentos caso houvesse uma disputa entre navios e piratas em alto mar, o armamento também era utilizado para atacar embarcações de países inimigos. Parece até história de filme ou desenho, mas não é!

Os navios passaram por constante evolução durante toda a história e entre as mudanças destacamos a melhora em relação à capacidade de carga transportada nos navios além também da criação de embarcações específicas especializadas em transporte de carga. No mundo globalizado em que vivemos atualmente, cerca de 70% das mercadorias são transportadas pelo transporte marítimo. E para conhecer mais sobre esses gigantes dos mares que desempenham desde a Antiguidade um papel tão importante para a economia e também para sociedade de um país ou continente reunimos neste artigo as principais informações sobre os tipos de navios de carga que estão em circulação atualmente. Continue conosco até o fim desta leitura e confira !

Tipos de Navios de Carga

Os principais tipos de navio de carga são:

  • Graneleiro
  • Tanque
  • Petroleiro
  • Gaseiro
  • Ro-Ro
  • Carga Geral
  • Porta-Contêiner
  • Navio Graneleiro

Os navios Graneleiros são destinados a transportar cargas homogêneas, ou seja, a granel. Este possui carga/descarga vertical realizada através das escotilhas de grandes dimensões. Os primeiros navios graneleiros surgiram nos Grandes Lagos dos Estados Unidos e eram utilizados para o transporte de minério de ferro.

Este navio transporta mercadoria a granel como:

  • Grãos
  • Açúcar
  • Minérios
  • Carvão
  • Fertilizantes e etc.

Esses navios por possuírem as escotilhas hidráulicas que cobrem os porões onde os produtos são armazenados, não precisam de guindastes ou ius de carga. Sua característica estrutural pode ser também diferente dependendo da mercadoria que o mesmo irá transportar, ou seja, existe o Navio Graneleiro Pesado (responsável por levar minério, por exemplo) e o Navio de Granéis Leves (responsável por levar grãos e cereais). Esses navios carregam e descarregam em terminais especiais que recebem esse tipo de carga.

  • Navio Tanque

Este navio é projetado especialmente para transportar líquidos a granel. Os principais tipos são os navios petroleiros, navios de transporte de produtos químicos e também óleos comestíveis, óleos vegetais e metanol. Cargas como óleos comestíveis e vegetais exigem que um alto padrão de limpeza seja feito nos tanques de armazenamento. Os navios tanque podem carregar várias centenas de toneladas até centenas de milhares de toneladas com capacidade de 5.000 a 40.000 toneladas, essas embarcações normalmente possuem um sistema de carga especializada ao tipo de carga transportada. Essas embarcações possuem tecnologia de ponta que inclui os aparelhos de aquecimento ou resfriamento e sistemas avançados de limpeza que garante a pureza da carga enquanto é carregada.

O maior Navio-Tanque já construído foi o Petroleiro Knock Nevis fabricado em 1976 com dimensão de 458 metros de comprimento e capacidade de transportar 564 mil toneladas, esse gigante dos mares desenvolveu um papel importante econômico. Sua âncora foi preservada e mantida no Museu Marítimo de Hong Kong.

  • Navio Petroleiro

Esse navio tanque é utilizado para transportar hidrocarbonetos, petróleo bruto e seus derivados, que são fabricados desde o final do século XIX exclusivamente com essa finalidade. Os Navios Petroleiros podem carregar mais de 400 mil toneladas de combustíveis e derivados e são considerados os maiores navios que existem. A maioria dessas embarcações são incapazes de atracar em portos convencionais e precisam utilizar terminais específicos construídos em alto mar para carga e descarga.

Esse navio apresenta um pavimento de canos interligados que distribuem o óleo de modo igual para garantir o equilíbrio da embarcação, essa embarcação apresenta também uma característica mais larga portanto menos funda o que permite a sua navegação em águas com baixas profundidades, além de possuir um casco duplo que evita acidentes como vazamento de petróleo no mar que pode destruir a fauna marítima local.

  • Navio Gaseiro

Esse tipo de navio é adequado para realizar o transporte de Gás Liquefeito de Petróleo. Sua característica especial é dada aos tanques de formato arredondado acima do convés, detalhe que chama muita atenção nesse tipo de embarcação. Esses navios transportam GPL, GNL, Etileno, Amônia, Propileno e outros tipos de gases. Os Navios Gaseiros possuem quatro tipos de tanques diferentes, são eles:

  • Tanques Independentes: Responsáveis por suportar o peso da carga de forma integral;
  • Tanques de Membrana: Possui paredes com pequena espessura suportada pela estrutura da embarcação que pode contrair e expandir de forma livre
  • Tanques Integrais: Esses fazem parte da estrutura do navio
  • Tanques de Semi Membrana: Esses possuem cantos arredondados que evitam o contato do tanque com o restante da estrutura do navio.  
  • Navio Ro-Ro

Essas embarcações ganham destaque pelo tamanho e também pelas cargas transportadas pelos meios. Os navios conhecidos como Ro-Ro possuem diversos tipos e tamanhos, portanto são classificados em sua maioria das vezes o navio passageiro ro-ro e de carga ro-ro. Mesmo com a diferença de carga, o conceito é o mesmo, ou seja, a carga entra e sai da embarcação pelos próprios meios, normalmente sob rodas como automóveis, caminhões, ônibus, trailers e estrados volantes. Roll on-Roll significa rolar para dentro e rolar para fora, essa definição seria marcada por um navio de carga rolante, ou seja, a carga embarca e desembarca do navio rolando em cima das próprias rodas ou em esteiras próprias. Essas embarcações podem armazenar entre 2 mil e 4 mil veículos medindo 600 metros de comprimento, 100 metros de altura e 100 metros de largura, assim como um grande estacionamento vertical, estes possuem rampas internas que permitem ajustar os andares de acordo com o tipo de carga.

  • Navio de Carga Geral

O Navio Mercante é construído para transportar cargas embaladas ou produtos manufaturados que não sejam a granel, para manuseio da carga são adotados o uso de guindaste e paus de carga. Estes navios transportam cargas de pequenos lotes como Sacarias, Caixas, Veículos Encaixotados ou sobre rodas, bobinas de papel de imprensa, barricas e etc. Sua estrutura conta com 4 ou 5 porões que são conhecidos por serem polivalentes. Alguns destes navios podem possuir espaço refrigerados para carregar cargas perecíveis.

  • Navio Porta-Contêineres

Esses navios são fabricados para transportar contêineres e seus porões são equipados com guias ou celas com finalidade de receber e estocar os contêineres para agilizar a operação de carga e descarga, após as primeiras camadas carregadas e as escotilhas fechadas, as camadas extras são carregadas no topo. Os Contêineres podem acomodar em seu interior qualquer coisa, desde alimentos a equipamentos eletrônicos, elétricos e automóveis, são utilizados também para o transporte de mercadoria ensacada e paletizadas, líquidos e cargas refrigeradas.

O tráfego de contêineres em um porto é frequentemente rastreado por unidades equivalentes de TEU de transferência. O Novo HMM Algecira ganhou o título de maior navio do mundo que possui capacidade de transportar mais de 23.000 TEUs, essa embarcação foi construída pela Hyundai Merchant Marine (HMM) e em sua entrega no estaleiro de Daewoo na Coréia do Sul contou até mesmo com a presença do presidente da Coréia do Sul Moon Jae-in. Essa embarcação pertence a The Alliance (Aliança de armadores) e possui um calado de 15 metros além de ser desenvolvido com tecnologias que permitem que os motores emitam menos gás carbônico para a atmosfera.

Gostou do nosso artigo? Que tal deixar para nós um feedback com sua opinião nos comentários? Sua opinião é muito importante para nós!

Até mais!