Wednesday, 26 de January de 2022

Porto de São Francisco do Sul finaliza 2021 com grande crescimento no setor portuário

Porto de São Francisco do Sul encerrou o ano de 2021 com um crescimento expressivo na movimentação de cargas e um grande destaque dentro do setor portuário

O Porto de São Francisco do Sul encerrou o ano de 2021 com um crescimento expressivo na movimentação de cargas e um grande destaque dentro do setor portuário

O setor portuário é um dos mais estáveis no mercado brasileiro e obteve uma expansão significativa no ano de 2021, principalmente para o Porto de São Francisco do Sul, que encerrou o ano com um crescimento de 12% na movimentação de cargas. Assim, alguns representantes do local comentaram, durante esta última segunda-feira, (27/12), acerca da relevância desses números para a presença do porto no mercado nacional.

Continua Depois da Publicidade

Veja também:

Movimentação de cargas cresce 12% no Porto de São Francisco do Sul em 2021

A relevância do Porto de São Francisco do Sul no mercado nacional já é bastante reconhecida e o local conseguiu um crescimento bastante significativo no ano de 2021 em relação à movimentação de cargas, uma vez que a circulação cresceu cerca de 12%. Durante o período de 2020, foram 11,9 milhões de toneladas e em 2021 chegou a 13,3 milhões de toneladas e os produtos principais exportados foram madeira, celulose e ferro fundido.

O presidente do Porto de São Francisco do Sul, Cleverton Vieira, comentou acerca da expansão no ano de 2021 e destacou que “O Porto de São Francisco viveu, em 2021, um período especial de crescimento, impulsionado pela eficiência e dinamismo da cadeia logística regional e pelo aumento expressivo na produtividade do agronegócio de Santa Catarina. Este ano houve uma grande expansão da demanda pelo transporte marítimo em todo o país e estamos respondendo à altura, com investimentos na modernização da estrutura do Porto, além da capacitação dos operadores e trabalhadores portuários”.

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) divulgou os dados do crescimento dos portos brasileiros, que aumentaram em média 5,5% nos primeiros 10 meses de 2021. Assim, o crescimento da movimentação de cargas no Porto de São Francisco do Sul é um grande passo para o local se manter presente em meio ao cenário do setor portuário atual.

Porto de São Francisco do Sul recebe prêmios e é destaque no setor portuário se tratando de compromisso ambiental

O crescimento do Porto de São Francisco do Sul no ano de 2021 foi bastante reconhecido e o local chegou a receber o Prêmio Portos + Brasil, entregue pelo Ministério da Infraestrutura, em setembro, em Brasília. Assim, segundo a Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, o complexo portuário do Norte do Estado é o terceiro melhor porto em desempenho do país, levando em consideração o índice do Instituto de Gestão e Administração Pública (Igap), que avalia a gestão das autoridades portuárias.

Esse é o segundo ano consecutivo que o porto recebe o prêmio e vem cada vez mais se mostrando relevante no setor portuário atual do Brasil. Ainda sobre o prêmio, o presidente Cleverton Vieira ressaltou a importância desse reconhecimento para as próximas operações do local e o futuro do porto e destacou que “O prêmio é fruto da dedicação do corpo funcional para aprimorar a gestão do Porto e torná-lo cada dia mais eficiente no serviço que presta aos seus usuários”.

Além disso, o compromisso ambiental do porto também é destaque e o complexo ficou em quarto lugar no Índice de Desempenho Ambiental (IDA) entre os 34 portos públicos do Brasil, entregue pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) em outubro desse ano. Assim, Cleverton Vieira destacou o compromisso com as boas práticas ambientais do porto e afirmou que “A conquista mostra a crescente responsabilidade ambiental assumida pelo Porto nos últimos anos”.

Ruth Rodrigues
Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.