Monday, 29 de November de 2021

Silverstream System: tecnologia da MSC pode ser a solução para o setor portuário, pois ajuda a economizar combustível e reduzir as emissões de CO2

Tecnologia Silverstream System da MSC proporciona redução nos gastos de combustíveis para operar navios, beneficiando o setor portuário

Criada com intuito de minimizar a emissão de CO2, a MSC terá uma grande redução no gasto de combustível para operar seus navios e se manter ativo no setor portuário

Nessa última quarta-feira, 22, a MSC revelou que novas tecnologias serão implementadas para que a sua frota ganhe mais eficiência. Portanto, para aqueles que encomendarem os navios da empresa, estará adquirindo o novo modelo, que conta com uma solução de lubrificação de ar, denominada como Silverstream System. Com essa nova tecnologia, a companhia conseguirá economizar de forma significativa, em relação ao consumo de bunker, assim como, redução na emissão de dióxido de carbono. Dessa forma, o navio terá uma maior facilidade para se locomover com suavidade no fluxo de água, o que seria ótimo para a longevidade dos transportes que atuam no setor portuário.

Continua Depois da Publicidade

Leia outras notícias:

Qual a importância da implementação dessa nova tecnologia nos navios da MSC?

O Silverstream System é um sistema de lubrificação de ar que promove duas economias ao ser utilizada pelo setor de transporte marítimo. A primeira, economia é no que diz respeito ao consumo do bunker, e assim, estará economizando combustível e, consequentemente, emitindo menos gases poluentes na atmosfera, como é o caso do CO2, corroborando para que a segunda economia seja criada.

De forma suscinta, essa tecnologia funciona de modo a criar uma espécie de camada de bolhas de ar na região da superfície do casco do navio. Com isso, a resistência que antes era utilizada para que o transporte marítimo se desloque no mar, será reduzida. Outro benefício que poderá ser encontra nos navios da MSC é que, além da economia no combustível e emissão de gases, o Silverstream System atua minimizando ruídos, incrustações e até mesmo, as vibrações.

Quando questionado sobre a relação dessa nova tecnologia com o meio ambiente, o Diretor de Novas Construções da MSC em Sorrento, Itália, Giuseppe Gargiulo, revelou que, “no quadro de nossos importantes esforços para continuar a melhorar nosso desempenho ambiental, buscamos continuamente novas soluções inovadoras que nos ajudem a melhorar a eficiência”.

Como o Silverstream System poderá contribuir para as metas sustentáveis da MSC?

Apesar de não ser somente o setor portuário o causador de toda a emissão de gases poluentes que atingem o planeta, muitas empresas estão buscando fazer a sua parte, para tentar reduzir ou acabar com essa situação. Ao lançar essa nova tecnologia no mercado, a MSC estará reduzindo quase 1,6 milhões de toneladas de emissão de carbono dos navios, até que seus ciclos de vida úteis sejam encerrados.

Ao mesmo tempo em que estará ajudando ao planeta, a companhia terá uma economia de € 257 milhões. Esse valor é proveniente do combustível que seria utilizado, caso os navios não fossem equipados com Silverstream System. Assim, a empresa espera que esses navios sejam comercializados e adquiridos por demais companhias que atuam no setor portuário.

Para Gargiulo, “a tecnologia de lubrificação de ar é uma das tecnologias comprovadas que podem ajudar os navios a economizar combustível e reduzir as perdas de energia. Com um design de casco adequado, a redução substancial nas emissões de carbono que pode oferecer. O sistema Silverstream se encaixa perfeitamente com nossa ambição de equipar nossa frota com as tecnologias mais recentes disponíveis, ajudando-nos a nos aproximarmos de um futuro livre de carbono”.

Ruth Rodrigues
Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.