MENU
Portos e estaleiros
Menu
Início Leilão de terminais portuários de Santos ocorrerão no quarto trimestre deste ano

Leilão de terminais portuários de Santos ocorrerão no quarto trimestre deste ano

julho 23, 2020 às 5:22 pm
Compartilhe
Siga-nos no Google News
Porto de santos - Offshore - Leilão
as áreas que serão leiloadas no porto de santos

O  leilão  dos terminais de granéis líquidos do Porto de Santos – STS08  e STS08A  no porto brasileiro de  Santos será realizado no quarto trimestre deste ano (2020)

Leilão de terminais portuários de Santos – Porto de santos ocorrerão ainda este ano de 2020. O investimento esperado é de R $ 1,4 bilhão (US $ 260 milhões), tornando a licitação do contrato de 25 anos a maior do Brasil já registrada nesse segmento. Santos é o porto mais movimentado da América do Sul. O STS08 compreende 139.319m2 e o STS08A 305.688m2. O governo considera o segmento portuário um vetor de investimento crucial após o COVID-19, pois o setor tem sofrido impactos econômicos negativos.

Leia também:

Segundo a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq, responsável pelo leilão), como duas áreas vão impulsionar investimentos da ordem de R $ 1,4 bilhão por parte dos futuros arrendatários.

A área dos terminais denominada STS08 possui 137.319 m² e é destinada ao armazenamento e distribuição de granéis embalados, especialmente utilizados. O prazo contratual será de 25 anos e os investimentos previstos totalizam R $ 209,6 milhões. Os futuros arrendatários do terminal pagam à Autoridade Portuária de Santos (APS), pelo uso da área, o valor mensal de R $ 1.516.139,05 e mais R $ 9,35 por tonelada movimentada. 

Porto de santos ganhara mais dois berços para movimentação de granéis minerais

Com uma licença, o Porto de Santos ganha também mais dois berços para a movimentação de granéis minerais – atualmente, uma demanda dos operadores de armazenamento de equipamentos marítimos, que criticam a fila de navios para esse tipo de operação na região.

Uma área denominada STS08A, possui 305.688 m² e é destinada à movimentação e armazenamento de granéis armazenados e gasosos. Os investimentos realizados no terminal totalizam R $ 1.196 bilhões ao longo dos 25 anos de concessão. Pelo uso da área, os arrendatários pagam o valor mensal fixo de R $ 3.202.636,72 e mais R $ 7,13 por tonelada movimentada.

Durante uma audiência pública sobre os leilões, realizada pela Antaq no dia 9 do mês passado, o secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários, do Ministério da Infraestrutura, Diogo Piloni, destacou que a exploração das áreas por novos residentes no mercado americano vai permitir o aumento de 50 % em sua tancagem.

Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais. Não esqueça de comentar e compartilhar.
Facebook Facebook
Twitter Twitter
LinkedIn LinkedIn
Google News Google News

Relacionados
Mais recentes