Sunday, 22 de May de 2022

Preços altos de ouro e minério de ferro impulsionam receita de mineração no Brasil

Ouro - minério de ferro - mineradora vale - Mineração

A mineração no Brasil teve uma alta durante as ações desta semana, tudo indica que preços do minério de ferro e do ouro ajudarão a indústria de mineração no Brasil a manter as receitas

Os altos preços do minério de ferro e do ouro ajudarão a indústria de mineração no Brasil a manter as receitas em 2020 semelhantes a 2019, apesar do impacto do novo coronavírus, segundo a Associação Brasileira de Mineração (Ibram). No segundo trimestre de 2020, as empresas de mineração atingiram um valor de produção de R $ 39 bilhões (US $ 7,5 bilhões), um aumento de 9% em relação ao primeiro trimestre. O minério de ferro representa 59% da produção mineral do Brasil, com o segundo de ouro (14%), seguido pelo cobre (8%).

Leia também:

As exportações brasileiras de minério de ferro no segundo trimestre de 2020 totalizaram US $ 5 bilhões, 6% superior ao primeiro trimestre de 2020, mas 5% menores que no segundo trimestre de 2019. O país exportou 76 milhões de toneladas, 8% acima do total registrado no primeiro trimestre de 2020, mas 3% inferior a Q2 2019.

Mineradora vale e a alta do minério de ferro

A mineradora brasileira Vale disse na segunda-feira que sua produção de minério de ferro no segundo trimestre totalizou 67,6 milhões de toneladas, um aumento de 5,5% em relação ao ano anterior e 13,4% superior ao primeiro trimestre.

O resultado ocorre logo depois que os preços do minério de ferro atingiram seu nível mais alto em quase um ano na semana passada, acima de US $ 111 a tonelada, em meio à escassez de oferta mundial à medida que a China reabre sua economia. A China tem impulsionado as importações do principal ingrediente de aço.

As exportações brasileiras de ouro no segundo trimestre de 2020 totalizaram US $ 1,1 bilhão, 11% acima do valor registrado no primeiro trimestre de 2020 e 32,5% maior que no segundo trimestre de 2019.

Investimentos não impactados

Ibram diz que os investimentos no setor de mineração no Brasil não devem ser impactados pela pandemia. A associação de mineração espera investimentos de US $ 32,5 bilhões até 2024, com outros US $ 2 bilhões direcionados à segurança de barragens de rejeitos.

Licenciamento ambiental, pesquisa geológica e investimentos em logística ainda são desafios.

“Temos 81% de nossa exploração em apenas dois estados, Pará e Minas Gerais. Ainda precisamos investir na exploração mineral ”, afirmou Flavio Penido, presidente da Ibram.

“Estamos demorando mais do que o necessário para novas concessões no setor de transportes. Enquanto o preço do frete de minério de ferro da Austrália para a China é de US $ 7,7 por tonelada, do Brasil [é] de US $ 18 ”.

Valdemar Medeiros
Especialista em marketing de conteúdo, ações de SEO e E-mail marketing. E nas horas vagas Universitário de Publicidade e Propaganda.
Load more