Friday, 25 de June de 2021

Como é realizada a Extração de Petróleo

Como é realizada a Extração de Petróleo

Neste artigo iremos abordar as questões principais sobre o Petróleo e como funciona a sua extração e de onde vem esse líquido que movimenta o mercado internacional e que também está presente no nosso dia a dia desde a nossa locomoção por um veículo ou até mesmo presente em nossa cozinha.

Continue conosco até o fim deste artigo e confira esse mini guia sobre o Petróleo que preparamos para você!

Como o próprio nome já sugere, a palavra “Petróleo” tem origem do latim petra= pedra + oleum = óleo. O Petróleo consiste em uma mistura de substâncias oleosas inflamáveis que possui densidade menor que a água e possui cheiro característico e coloração que poderá variar de incolor, castanho claro e até mesmo preto, passando por verde e marrom.

O petróleo passou a ser explorado por volta do Século XIX e passou a ser utilizado em larga escala a partir da criação dos motores movidos a gasolina e também óleo diesel. Na década de 70 o petróleo chegou a representar 50% do consumo mundial de energia e sua utilização ainda é a mais utilizada do mundo, mesmo que atualmente já tenha fontes alternativas de energia. Considerado como uma riqueza natural, o petróleo já ganhou até mesmo o nome de Ouro Negro em razão a sua coloração e também devido ao seu alto valor econômico.

Processo de Formação

Para a formação é necessário milhares de anos para que uma rocha sedimentar armazene a quantidade suficiente de matéria orgânica proveniente de restos de animais e vegetais. Essa decomposição é feita a partir dos plânctons, essas bactérias em ambientes com baixo oxigênio realiza a decomposição que se acumula em camadas do subsolo que se encontram nas bacias sedimentares no assoalho ocêanico, fundo de mares e lagos. Essa matéria passa por uma transformação e fica retida, constituindo assim as jazidas de petróleo. 

Como é realizada a Extração de Petróleo

Extração do Petróleo

Após fazer a identificação de presença de rocha rica em petróleo o local é isolado e começa as escavações. Ao atravessar a rocha sedimentar a sonda utilizada para escavar chega à camada petrolífera onde o petróleo é jorrado para fora da jazida. A extração deve ser muito bem planejada e estudada já que a dificuldade na perfuração torna o processo inviável e pouco vantajoso economicamente. O processo de extração do petróleo consiste em 3 etapas:

  • Prospecção
  • Perfuração
  • Extração

O processo de extração é parecido com o utilizado para cavar poços artesianos, a diferença é que a busca não é por água e sim por um líquido denso, oleoso, escuro e impuro. Somente depois de extraído o petróleo é purificado nas torres de fracionamento. O método utilizado para a obtenção de petróleo em várias formas é a destilação fracionada, responsável por possuirmos o gás para preparação de alimentos, combustíveis de automóveis, aviões e navios. Por esses fatores esse líquido é tão precioso mundialmente.

Processo de Destilação

O petróleo extraído é transportado para as refinarias e é fracionado a partir do aquecimento em tanques apropriados para dar origem a vários subprodutos e esse processo é chamado de destilação fracionada. Os derivados de petróleo são os hidrocarbonetos (compostos por átomos de carbono e hidrogênio) sendo os mais leves formados por pequenas moléculas assim como o Etano C2H6 e os mais pesados contém até 70 átomos de carbono. A destilação acontece devido a diferença das moléculas quanto menor a molécula, menor a densidade e temperatura de evaporação.

Utilização de cada um dos subprodutos do petróleo:

  • Gás de petróleo: dá origem ao gás de cozinha.
  • Gasolina: usada como combustível de motores automotivos.
  • Querosene: combustível próprio para aviões.
  • Diesel: é o combustível de ônibus, caminhões, tratores.
  • Lubrificante: aplicado em máquinas e peças para aumentar a vida útil desses equipamentos.
  • Óleo: também chamado de óleo combustível, é ele o responsável pela movimentação de navios.
  • Asfalto: Este é o último produto a ser fracionado, e apresenta aspecto denso, é usado na pavimentação de ruas e estradas.

Densidade

O Grau API é uma escala hidrométrica criada pelo American Petroleum Institute (API), em português, Instituto Americano de Petróleo, essa medida é utilizada para medir a densidade de óleos e derivados. A escala API é medida em graus e permite definir o petróleo nas seguintes maneiras:

  • Petróleo leve: Possui ºAPI maior que 30, constituído basicamente por alcanos, e uma porcentagem de 15 a 25% de cicloalcanos.
  • Petróleo médio: Grau ºAPI de 22 a 30. Além de alcanos, contém de 25 a 30% de hidrocarbonetos aromáticos.
  • Petróleo pesado: Possui ºAPI menor que 22 e é composto só de hidrocarbonetos aromáticos.
  • Petróleo extrapesado: Possui ºAPI menor que 10, é constituído de hidrocarbonetos de cadeia longa (superior ao pentano).

Quanto maior o grau de API maior o valor do produto no mercado. A medida é feita na plataforma antes mesmo de refinar o petróleo e a mesma permite verificar a densidade do petróleo. Caso seja um petróleo extrapesado é necessário investir na exploração de jazidas com tecnologia e aparelhagem apropriada para extrair o óleo de alta viscosidade.

Países que possuem as maiores reservas de petróleo

  1. Venezuela: 300,9 bilhões de barris
  2. Arábia Saudita: 266,5 bilhões de barris
  3. Canadá: 169,7 bilhões de barris
  4. Irã: 154,4 bilhões de barris
  5. Iraque: 142,5 bilhões de barris

Os EUA encontra-se em 11º posição no ranking possuindo 36,5 bilhões de barris e o Brasil ocupa a 15ª posição com 12,7 bilhões de barris. Segundo dados da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) no ano de 2018 o mundo consumiu petróleo com dados de cerca de 98,82% de barris por dia e a previsão é que no ano de 2023 bata o recorde desse consumo.

Gostou do nosso artigo? Que tal deixar para nós um feedback com sua opinião nos comentários? Sua opinião é muito importante para nós!

Até mais!