Thursday, 21 de October de 2021

Estaleiro São Miguel e prefeitura de São Gonçalo fecham acordo para criar novas vagas de emprego

Jovens terão acesso a cursos ofertados pelo Estaleiro São Miguel e prefeitura de São Gonçalo, em parceria para gerar novas vagas de emprego

Jovens terão acesso a cursos profissionalizantes ofertados pelo Estaleiro São Miguel e prefeitura de São Gonçalo, em parceria para gerar vagas de emprego

Uma boa notícia foi trazida a público nessa quarta-feira, 1, para aqueles que residem em São Gonçalo, no Rio de Janeiro. Devido a atual crise econômica que assola o país, muitas pessoas estão desempregadas, nos mais diversos setores. No entanto, visando contribuir para que esse cenário mude ou diminua, o prefeito de São Gonçalo quer gerar novas vagas de emprego para a cidade. A primeiro momento, uma parceria foi firmada com o Estaleiro São Miguel, para que essas novas oportunidades sejam criadas nesse setor.

Continua Depois da Publicidade

Veja outras notícias interessantes:

Parceria entre prefeitura de São Gonçalo e Estaleiro São Miguel irá gerar novas vagas de emprego e movimentar a economia local

Para que a ideia saísse do papel, o Capitão Nelson, prefeito da cidade, se reuniu na noite dessa segunda-feira, 30, com representantes do Estaleiro São Miguel. A parceria visa a criação de cursos profissionalizantes, para que assim, os interessados entrem em contato com seu futuro local de trabalho. O projeto visa que esses cursos sejam voltados para estaleiros e outras áreas industriais. No decorrer do encontro, além de novas oportunidades de emprego, foi discutido acerca de uma revitalização na área de Gradim, onde o estaleiro está localizado.

De início, serão disponibilizadas 80 vagas, sendo essas exclusivas para jovens gonçalenses. O objetivo dessas vagas é que os jovens do município possam se especializar e conseguir futuramente, uma das vagas de emprego que serão disponibilizadas, através da parceria. Assim, além dos jovens possuírem a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho, eles estarão contribuindo grandemente para a economia de sua cidade.

No decorrer do curso profissionalizante, os jovens irão receber certificado e incentivo monetário, como ajuda nos custos de passagens e alimentação. Essa capacitação terá participação de diversas secretarias locais, e contará com o apoio de duas em especial: a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Secretaria de Assistência Social. Onde ambas estarão recebendo os jovens que desejam participar e os encaminhando para os cursos de qualificação profissional.

Segundo o Capitão Nelson, “precisamos aproximar o poder público de iniciativas que venham gerar novas vagas de emprego e renda para o gonçalense. A prefeitura sempre vai buscar parceiros que também queiram o desenvolvimento do município de São Gonçalo”.

Revitalização do Estaleiro São Miguel

Outro tópico discutido durante o encontro foi acerca da revitalização da área onde o estaleiro está situado. Dessa forma, será de responsabilidade das secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, a revitalização da rua Manoel Duarte, no Gradim. Essa é uma região bastante tradicional no setor portuário da cidade. No entanto, para que esse projeto seja aprovado e saia do papel, ele irá passar pela Secretaria de Gestão Integrada e Projetos Especiais, onde será avaliado.

Para discutir sobre as novas vagas de emprego, criação dos cursos profissionalizantes e revitalização do Gradim onde está situado o estaleiro São Miguel, estavam presentes na reunião o Capitão Nelson (prefeito de São Gonçalo), Márcio Picanço (secretário de Desenvolvimento Econômico), Douglas Ruas (secretário de Gestão Integrada e Projetos Especiais), Carlos Afonso (secretário de Meio Ambiente). Além deles, também marcaram presença, os representantes do estaleiro: Luiz Hardoim (diretor-executivo), Thaiane Silva (gerente administrativa), Roberta Barbosa (gerente de QSMS) e o gerente industrial, Bruno Costa.

Ruth Rodrigues
Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.