Thursday, 21 de October de 2021

Terminal Portuário de Macaé irá demandar R$ 7,2 bilhões em investimentos

Macaé – terminal portuário

O projeto do Terminal Portuário de Macaé (Tepor), no estado de Rio do Janeiro, será construído pela EBTE Engenharia

O Terminal Portuário de Macaé, peça chave para o desenvolvimento econômico do município de Macaé, no estado do Rio de Janeiro, da EBTE Engenharia irá demandar investimentos de R$ 7,2 bilhões. O terminal da cidade será altamente especializado, para atender com eficiência a demanda da indústria de apoio às atividades de óleo e gás, além de apresentar soluções para transportes de cargas de outros setores. Confira ainda: Em Macaé, a Usina Termelétrica Marlim Azul inicia nova fase de construção com a chegada de novos equipamentos

Continua Depois da Publicidade

O projeto do Terminal Portuário

A área onshore do Terminal Portuário de Macaé ocupará um total de até 6.000.000 m2, e possuirá pátios para estocagem e armazéns alfandegados. Estão incluídos ainda um Terminal de Armazenamento de Petróleo, um Terminal de Armazenamento de Combustíveis e uma Planta de Processamento de Gás Natural (“UPGN”).

O terminal terá uma capacidade anual de movimentação de 7,56 milhões de metros cúbicos (Mm3) de gás a granel, 33,6 Mm3 de granel líquido e gás de petróleo liquefeito, 24.000 t de carga geral, 30.000 TEU e cerca de 1,84 milhão de toneladas de carga diversa usada na exploração de hidrocarbonetos e produção. O Tepor também operará com embarcações de apoio offshore e prestará serviços de logística às operações de exploração e produção.

O projeto inclui a construção de uma unidade flutuante de regaseificação e armazenamento para movimentar cerca de 630 Mm3 por mês de GNL. O combustível regaseificado chegará à rede elétrica nacional por meio de um oleoduto terrestre. O Terminal Portuário de Macaé também terá um cais multifuncional de 672m que contará com dois berços para receber navios de transporte de gasolina, diesel, etanol, gasolina natural, biodiesel e bunker. Terá capacidade para mobilizar 280 Mm3 por mês do combustível, que será distribuído para as regiões norte fluminense, sul do Espírito Santo e zona leste de Minas Gerais.

Câmara de Macaé vai receber consultor do TEPOR em setembro para debater impactos do empreendimento para a cidade

De acordo com o site Clique Diário, o vereador Edson Chiquini (PSD) anunciou que o engenheiro José Eduardo Carramenha, consultor do projeto do novo Terminal Portuário de Macaé (TEPOR), irá no próximo dia 14 de setembro para falar sobre o empreendimento. O vereador ressalta que gostaria de agradecer ao engenheiro Carramenha, do grupo TEPOR, ao convite para poder falar sobre o porto de Macaé, em que será investido mais de 5 bilhões de reais, que vai gerar, direta e indiretamente, mais ou menos, 17 mil empregos na cidade.

Ao final do anúncio e do agradecimento, o vereador disse que acredita que a vinda do empresário à Câmara será importante para que ele possa explicar e mostrar para os parlamentares e para a população o tamanho desse investimento e o que o TEPOR vai gerar, não só para Macaé, mas para toda a região. No final de junho deste ano, o engenheiro José Eduardo Carramenha acompanhou o prefeito de Macaé, Welberth Rezende (CIDADANIA), em reunião com representantes da Capitania dos Portos na cidade, justamente para tratar da construção do TEPOR.

Leia ainda: Ministro do MME visita projetos de exploração de óleo e gás, em Macaé e em Campos

No último sábado, (28/08), o Ministro de Minas e Energia (MME) Bento Albuquerque visitou a plataforma de exploração de petróleo de Pampo e a Termelétrica Marlim Azul nas cidades de Campos dos Goytacazes e Macaé, no Rio de Janeiro. O Programa de Revitalização e Incentivo à Produção de Campos Marítimos (Promar) e a Nova Lei do Gás prometem alavancar a economia de Macaé, a geração de empregos e a manutenção da indústria de bens e serviços locais. CLIQUE AQUI PARA LER A MATÉRIA COMPLETA.

Roberta Santiago
Engenheira de Petróleo, pós-graduanda em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos