Início Volume movimentado de cargas no Porto de Santos cresce 7,3% em novembro

Volume movimentado de cargas no Porto de Santos cresce 7,3% em novembro

dezembro 27, 2021 às 11:07 am
Compartilhe
Siga-nos no Google News
O Porto de Santos bateu a marca de 11,2 milhões de toneladas de cargas movimentadas durante o mês de novembro, obtendo um crescimento de 7,3%
O Porto de Santos bateu a marca de 11,2 milhões de toneladas de cargas movimentadas durante o mês de novembro, obtendo um crescimento de 7,3%. Fonte: Reprodução

O Porto de Santos bateu a marca de 11,2 milhões de toneladas de cargas movimentadas durante o mês de novembro e obteve um crescimento de 7,3% em relação ao mês anterior

A presença do Porto de Santos no segmento de movimentação e exportação de cargas no mercado nacional e internacional já é bastante reconhecida e, durante esta última quinta-feira, (23/12), os representantes do local comentaram sobre a marca de 11,2 milhões de toneladas de cargas circuladas apenas no mês de novembro, o que representou um crescimento de 73% em relação ao mês anterior. 

Não perca:

Porto de Santos bate marca de movimentação de carga de 11,2 milhões de toneladas em novembro de 2021

O Porto de Santos é um dos maiores e mais expressivos dentro do setor portuário brasileiro, em razão do seu alto nível de movimentação de carga durante todo o ano. Agora, o local anunciou a meta batida de 11,2 milhões de toneladas de cargas em movimentação no porto apenas durante o mês de novembro, obtendo um crescimento de 7,3% em relação ao mês de outubro, um salto significativo para as operações no local. 

Além disso, o Porto de Santos também obteve bons resultados no acumulado do ano, uma vez que o total movimentado somou 134,81 milhões de toneladas, 0,1% acima de igual intervalo de 2020 e representou o “melhor resultado até novembro da história”, segundo a Santos Port Authority (SPA), estatal que administra o Porto de Santos. Enquanto os embarques somaram em 11 meses 94,8 milhões de toneladas, e obtiveram uma queda de 4% em relação ao intervalo de janeiro a novembro do ano passado, os desembarques aumentaram 11,3%, para 40 milhões de toneladas.

O diretor-presidente da SPA, Fernando Biral, referindo-se à área STS 53, comentou sobre a importância dos fertilizantes nos resultados significativos de crescimento na circulação de cargas no Porto de Santos e destacou que “Os fertilizantes em geral têm crescido, o que reforça a importância de termos mais um terminal dedicado em Santos”.

Movimentação de contêineres consegue um grande crescimento em 2021 no Porto de Santos 

O Porto de Santos conseguiu marcos significativos durante o ano de 2021 na movimentação de contêineres, já que o local finalizou os 11 primeiros meses de 2021 com uma circulação de 4,4 milhões de TEU (contêiner padrão de 20 pés), 3,5% superior ao recorde anual de 4,2 milhões de TEU registrados nos 12 meses de 2020. O porto ainda espera encerrar o ano com 4,8 milhões de TEU, alta de 14% sobre o exercício anterior e a capacidade instalada do Porto já está preparada para isso, uma vez que é para 5,3 milhões de TEU.

Fernando Biral também ressaltou a relevância da movimentação de contêineres no Porto de Santos e destacou que “A distância entre movimentação e capacidade para contêineres vem diminuindo rapidamente. Isso reitera a necessidade do leilão do STS 10, que será o novo terminal para contêineres do Porto e de extrema importância para atender a indústria”. O executivo ainda destacou a necessidade de novas parceria para atender à demanda do mercado internacional na movimentação de cargas e conseguir expandir ainda mais as operações do Porto de Santos. 

Assim, a participação do Porto de Santos na corrente comercial do Brasil se mantém em 27% e o local segue sendo um dos maiores em termos de movimentação de cargas no setor portuário brasileiro, que já conta com um crescimento expressivo durante os últimos anos e pretende expandir ainda mais nos próximos.

Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais. Não esqueça de comentar e compartilhar.
Facebook Facebook
Twitter Twitter
LinkedIn LinkedIn
Google News Google News

Relacionados
Mais recentes