O Porto do Pecém desenvolveu um novo projeto de infraestrutura e irá realizar obras de ampliação para expandir um pátio de armazenagem de cargas, visando novas operações futuras no local
Durante essa última terça-feira, (08/03), os representantes do Porto do Pecém comentaram sobre o novo projeto de infraestrutura que será realizado no complexo durante os próximos meses. As obras servirão para a ampliação do pátio de armazenagem de cargas que o porto possui, como forma de garantir melhores condições de operações com granéis sólidos e líquidos, com foco na exportação dessas cargas após a finalização do projeto.
Confira outras notícias do setor:
Pátio de armazenagem de carga do Porto de Pecém receberá obras de ampliação após projeto voltado para melhorias na infraestrutura do local nos próximos meses
O setor portuário brasileiro vem crescendo cada vez mais durante os últimos anos, com uma expressividade em relação aos portos internacionais, e os planos dos complexos nacionais incluem um crescimento ainda maior nos próximos anos. Assim, o Porto do Pecém, um dos maiores do Brasil em relação à movimentação de carga, anunciou o seu mais novo projeto voltado para melhorias na infraestrutura do complexo, com foco na exportação de cargas.
Dessa forma, a administração local irá realizar obras de ampliação dentro do pátio de armazenagem de cargas e, com isso, o espaço vai aumentar de 38 para 45 hectares, um crescimento de aproximadamente 20% no tamanho do local onde fica armazenada boa parte das cargas movimentadas no terminal cearense. Essa é uma ótima jogada voltada para a infraestrutura do local e para garantir melhores condições nas operações de movimentação de cargas futuras, principalmente focada na exportação de granéis sólidos e líquidos provindos da região.
O projeto de infraestrutura conta com a participação de 95 operários, entre empregados diretos e indiretos, que estão trabalhando na obra de ampliação do pátio de armazenagem a todo o vapor, para a finalização acontecer até o meio do ano de 2022 e as operações começarem a acontecer após isso. O início do segundo semestre de cada ano marca a iniciação da exportação das safras de frutas secas e, com isso, o Porto do Pecém pretende aproveitar esse momento para a finalização das obras, iniciando de imediato as operações de exportação desses produtos.
Administração do Porto do Pecém comemora obras de ampliação do pátio de armazenagem de carga e destacam os investimentos na infraestrutura do local
Entre os serviços que serão realizados nas obras do local, estão: a implementação de um sistema elétrico de iluminação do pátio, com instalação de postes, torres e luminárias tipo LED; a instalação e manutenção da rede de combate a incêndio, com instalação de hidrantes de coluna para cobrir toda área do pátio; instalação de rede estruturada de fibra ótica para implantação do sistema de CFTV; a implementação de uma rede de informações para atendimento da área de TI; a execução da sinalização rodoviária horizontal e vertical e a construção de uma guarita ferroviária para controle do fechamento e abertura do portão ferroviário.
Assim, Fábio Abreu, diretor de engenharia do Complexo do Pecém, comentou sobre o projeto de infraestrutura e destacou que “O crescimento expressivo, registrado nos últimos anos, da movimentação de cargas no nosso terminal portuário explica diretamente a ampliação do pátio. Somente no ano passado, foram movimentadas mais de 22 milhões de toneladas. Por isso, para que possamos ir além, já estamos trabalhando na elevação da capacidade de armazenagem do Porto do Pecém”.
Com a finalização dessas obras, o Porto do Pecém poderá expandir ainda mais as suas operações na movimentação de cargas, já que a armazenagem desses produtos irá acontecer de uma forma mais eficiente e segura no local.