Início Porto de Santos recebe maior navio porta-contêineres e passagem altera travessia das balsas

Porto de Santos recebe maior navio porta-contêineres e passagem altera travessia das balsas

outubro 24, 2022 às 2:51 pm
Compartilhe
Siga-nos no Google News
maior navio porta-contêineres
Maior navio porta-contêineres (Foto/divulgação)

O Porto de Santos recebeu nesta segunda-feira (24) o CMA CGM VELA, o maior navio já atracado no terminal santista com 347,48 metros de comprimento total. A embarcação de bandeira alemã está prevista para entrar no bar por volta das 13h e atracar no píer da Santos Brasil (Tecom-3).

O navio será conduzido ao cais com a ajuda de dois práticos do porto de pilotagem de São Paulo. A escolta será apoiada pelo Capitão do Porto de São Paulo, o Comando da Patrulha Naval Sudeste e a Guarda Portuária.

Veja como será o trabalho para receber o maior navio porta-contêineres

De acordo com a Praticagem, os trabalhos serão monitorados no Centro de Coordenação, Comunicações e Operações de Tráfego (C3OT) instalado na sede e equipado com sistema de monitoramento de tráfego AIS; equipamentos para sensoriamento remoto de bitolas, batimetria e redesenho e sistemas de determinação rascunho dinâmico.

Artigos recomendados

O exercício marca o início das operações de navios de 340 a 366 metros (Neo-Panamax) e será realizado após estudos, simulações e reuniões com autoridades portuárias. Em maio de 2017, o porto recebeu uma embarcação de 340 metros de comprimento com média de 9.000 TEUs, a maior até o momento na região.

Horário da travessia da balsa foi alterado

Para manobrar o navio, a balsa entre Santos e Guarujá será interrompida entre 13h e 15h desta segunda-feira. Como medida de segurança, não haverá veículos e passageiros na balsa durante essas duas horas.

A Secretaria de Logística e Transportes do Estado de São Paulo informa que os usuários dos serviços de trânsito que precisam se deslocar para uma das duas cidades [Santos e Guarujá] sugerem que a rota seja terrestre.

A balsa Santos/Guarujá será interrompida nesta segunda-feira para realizar a manobra da embarcação CMA CGM VELA. — Foto: Propaganda/Governo de São Paulo

O Departamento de Hidrovias comunicará a suspensão da balsa no Painel de Mensagens Variáveis ​​(PMV), no site do Departamento e no aplicativo Travessias (http://www.dh.sp.gov.br/travessias/)

De acordo com o Decreto nº 74/2021 e regulamento da Marinha do Brasil, a interrupção ocorrerá após determinação da autoridade portuária.

Conheça um navio porta-contêineres

O navio porta-contêineres é concebido especificamente para o transporte de contentores, os porões são equipados com guias ou celas, para receber e estivar os contentores “à medida”, agilizando as operações de carga e descarga. Geralmente não dispõe de meios de carga próprios, guindastes ou gruas, e costumam ter uma velocidade de serviço superior à dos cargueiros tradicionais.

A tendência atual é para o gigantismo destes navios, existindo já em projeto unidades com capacidade para mais de dez mil contentores de vinte pés (TEU, Twenty-foot Equivalent Unit) – refere-se à unidade de medida de um contêiner de 20 pés.

Economias de escala ditaram uma tendência de aumento no tamanho dos navios porta-contêineres, a fim de reduzir despesas. No entanto, existem certas limitações quanto ao tamanho dos navios porta-contêineres.

Em primeiro lugar, são a disponibilidade de motores principais suficientemente grandes e a disponibilidade de um número suficiente de portos e terminais preparados e equipados para receber navios de contêineres ultra grandes. Além disso, as dimensões máximas permitidas de navios em algumas das principais hidrovias do mundo podem apresentar um limite superior em termos de crescimento de navios.

Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais. Não esqueça de comentar e compartilhar.
Facebook Facebook
Twitter Twitter
LinkedIn LinkedIn
Google News Google News

Relacionados
Mais recentes