Início Porto de Imbituba bate recorde de movimentação em janeiro

Porto de Imbituba bate recorde de movimentação em janeiro

fevereiro 11, 2022 às 10:15 am
Compartilhe
Siga-nos no Google News
O Porto de Imbituba conseguiu os melhores resultados no mês de janeiro da sua história em relação à movimentação de carga com as operações de exportação e importação no local
O Porto de Imbituba conseguiu os melhores resultados no mês de janeiro da sua história em relação à movimentação de carga com as operações de exportação e importação no local. Fonte: Divulgação

O Porto de Imbituba conseguiu os melhores resultados no mês de janeiro da sua história em relação à movimentação de carga com as operações de exportação e importação no local

Recentemente, a administração do Porto de Imbituba divulgou os dados da movimentação de carga, envolvendo importação e exportação, do mês de janeiro de 2022. Dessa forma, os resultados evidenciam que esse foi o melhor janeiro da história do porto e, em comparação ao ano de 2021, o crescimento foi bastante positivo e chegou a cerca de 64,8% na circulação de granéis. Portanto, até essa sexta-feira, (11/02), esses dados estão sendo bastante comemorado pelo setor portuário brasileiro, que almeja quebrar ainda mais recordes ao longo do ano.

Não deixe de ler outras notícias do setor:

Porto de Imbituba consegue os melhores resultados no mês de janeiro e um crescimento de 64,8% na movimentação de carga em comparação com 2021

O ano de 2022 iniciou de forma bastante positiva para o Porto de Imbituba e os resultados na movimentação de carga do local foram os melhores da história do porto durante esse período. Entre as operações de importação e exportação, o porto movimentou cerca de  671,7 mil toneladas neste mês, a maior movimentação em janeiro na história do complexo, além de que, em comparação com o ano de 2021, o crescimento foi de cerca de 64,8%, uma expansão bastante expressiva na circulação de granéis. 

Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
Facebook Facebook
Twitter Twitter
LinkedIn LinkedIn
Google News Google News

Fábio Riera, diretor-presidente da SCPAR Porto de Imbituba, comentou sobre os grandes resultados no mês e destacou que “Essa movimentação é duplamente histórica para o Porto de Imbituba, pois, além de um novo recorde para janeiro, o volume assume o quarto melhor resultado operacional mensal do complexo portuário de Imbituba, solidificando cada vez mais a excelente trajetória da comunidade portuária local no atendimento à sociedade e necessidades da cadeia logística. Outra prova disso é a concretização deste excelente resultado em um mês que, nos últimos anos, tem alcançado uma movimentação relativamente menor em relação aos outros meses”.

A movimentação de granéis sólidos foi o grande destaque e representou grande parte dos resultados, uma vez que os dados do mês mostram a liderança dos granéis sólidos na movimentação portuária no complexo, com 517,9 mil toneladas movimentadas, um incremento de 63% em relação ao mesmo período do ano de 2021. Assim, a exportação e a importação desses produtos segue trazendo bons números para o Porto de Imbituba.

Projeções para fevereiro de 2022 seguem otimistas e o Porto de Imbituba espera continuar crescendo na movimentação de carga 

Entre os diversos tipos de produtos que complementam esses grandes resultados na movimentação de carga do porto, os destaques são o coque de petróleo (calcinado e não calcinado), fertilizantes (ureia, MAP e cloreto de potássio) e contêineres, seguidos do minério de ferro e do trigo. Além disso, o porto contou com operações expressivas de exportação e importação envolvendo granéis como sal, toras de madeira, produtos siderúrgicos, farelo de soja, cevada e celulose. Com isso, a relevância do Porto de Imbituba no setor portuário nacional só tende a crescer, atraindo novos investimentos e empreendimentos para o complexo.

Ainda em relação aos resultados do mês de janeiro de 2022, o comércio exterior representou cerca de 90% das operações no período, com predomínio das importações (46,6% do total) sobre as exportações (42%). Com essas operações e a alta na importação de produtos, o porto conseguiu equilibrar a balança de embarques em relação ao mesmo período no ano de 2021, onde a exportação tinha sobressaído a entrada de produtos. 

Além disso, a administração do porto segue otimista em relação aos próximos períodos e as projeções para fevereiro são bastante positivas. O complexo espera que a curva de crescimento mensal seja mantida e que a movimentação de carga chegue à marca de 470 mil toneladas.

Relacionados
Mais recentes