Thursday, 21 de October de 2021

Mercado brasileiro de gás natural terá à sua disposição o primeiro ambiente digital multitransportador do país no próximo dia 16 de agosto

gás natural - plataformas - transporte

Ambiente digital compartilhado entre TBG, NTS e TAG permite livre acesso de agentes do mercado a produtos e serviços do Sistema de Transporte de Gás Natural do país

A partir do dia 16 de agosto (segunda-feira), o mercado brasileiro de gás natural terá à sua disposição o primeiro ambiente digital multitransportador do país: o Portal de Oferta de Capacidade (POC). O POC é um espaço virtual compartilhado entre a Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil – TBG, a Nova Transportadora do Sudeste – NTS e a Transportadora Associada de Gás – TAG, que permite o acesso isonômico de agentes do mercado a novos produtos e serviços do Sistema de Transporte de gás natural no país, por meio de Produtos Extraordinários Anuais, Chamadas Públicas de Capacidade Existente e Incremental, além dos Produtos de Curto Prazo, que já estão disponíveis desde o segundo semestre de 2020.

Continua Depois da Publicidade

Leia também

A ferramenta digital, que é pioneira no Brasil, funciona como um marketplace do setor, trazendo a transparência e flexibilidade necessária ao desenvolvimento da livre negociação, com modelo semelhante ao praticado na Europa, em que diversos operadores disponibilizam os mais variados produtos e serviços aos agentes do mercado de gás natural, por meio de plataformas integradas, como o Prisma, que reúne em um único ambiente a oferta de capacidade de vários transportadores.

POC é uma plataforma compartilhada que oferece um modelo de contratação simplificado que integra as diversas fontes de suprimento de gás

O POC é uma plataforma compartilhada que, por meio de um cadastro único de seus usuários, oferece um modelo de contratação simplificado, desburocratizado e que pode ser realizado a qualquer momento, de qualquer lugar, favorecendo a celeridade das operações e promovendo um cenário mais competitivo para o mercado nacional.

Nele, é possível se cadastrar e contratar os produtos ofertados no Sistema de Transporte que integra as diversas fontes de suprimento de gás, entre as quais: bacias de produção nacional (onshore e offshore – como o Pré-sal), Bolívia e terminais de GNL, permitindo a competição e a movimentação por uma rede de gasodutos que integra Estados que representam mais de 90% do PIB industrial brasileiro.

A cada cinco anos, uma das empresas será a responsável pela gestão do POC

Acessível a partir de 16 de agosto por meio deste link, o POC oferece aos usuários uma experiência similar à das principais plataformas de e-commerce do país, respaldada por sofisticados e modernos softwares.

A parceria firmada em julho entre a TBG, NTS e TAG, prevê o compartilhamento do POC, com coparticipação administrativa, de desenvolvimento, manutenção e operação da plataforma digital.

A cada cinco anos, uma das empresas será a responsável pela gestão, num sistema de rodízio, sendo a primeira gestora a TBG, idealizadora e criadora desse importante marketplace.

Flavia Marinho
Engenheira de Produção pós graduada em Engenharia Elétrica e Automação. Experiente na indústria de construção naval onshore e offshore. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.