Tuesday, 25 de January de 2022

Empresa DTA Engenharia apresenta projeto do Porto Meridional em Arroio do Sal

A empresa do setor portuário DTA Engenharia anunciou recentemente o projeto do Porto Meridional, que será implantado em Arroio do Sal

A empresa do ramo portuário DTA Engenharia anunciou recentemente o projeto do Porto Meridional, que será implantado em Arroio do Sal e irá desenvolver o setor na região

Durante esta última quarta-feira, (24/11), a DTA Engenharia Portuária e Ambiental apresentou o projeto do Porto Meridional em Arroio do Sal, que tem como objetivo principal desenvolver o setor portuário no estado do Rio Grande do Sul e aguarda licenças para o início das operações para a construção do porto na região. 

Continua Depois da Publicidade

Veja também:

Projeto do Porto Meridional é anunciado em Arroio do Sal pela primeira vez

A DTA Engenharia é uma empresa que está cada vez mais procurando expansão no setor portuário e no mercado brasileiro e, recentemente, anunciou pela primeira vez o projeto do Porto Meridional em Arroio do Sal, que visa uma expansão maior do setor no estado do Rio Grande do Sul e um desenvolvimento socioeconômico acelerado para a região, com a geração de empregos e a movimentação de capital após o início das operações portuárias. 

O presidente da DTA Engenharia Portuária e Ambiental, João Acácio, comentou acerca da divulgação do projeto e da exclusividade com que a empresa o guardava, afirmando que “Esse projeto não está na rua. É a primeira divulgação oficial do projeto. Existe um grupo de investidores que vai atrair novos investidores e bancos e, principalmente, fundos que investem em projetos dessa natureza. E é preciso que o projeto tenha essa sustentabilidade”.

O desenvolvimento do Porto Meridional na região tem previsão de ser altamente importante para as pretensões econômicas da Serra e boa parte da região Norte do Estado, com a pretensão de finalizar as obras 20 meses após a liberação das licenças, as quais a empresa já está aguardando para tirar o projeto do papel. Apesar de não ter sido divulgada a confirmação do início das obras para o porto, a DTA Engenharia está prevendo começar o projeto no fim de 2022 ou início de 2023. 

DTA Engenharia fará investimento bilionário para o projeto e já conta com patrocinadores de olho no Porto Meridional

A DTA Engenharia não está medindo esforços para o desenvolvimento do projeto e o investimento inicial necessário está previsto para a casa de R$ 1,3 bilhão na construção dos molhes, preparação dos berços e instalação de uma ponte que liga a BR-101 até a retroárea. O principal destino de saída desse dinheiro será dos grupos de investimento e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a empresa está bem otimista em relação ao projeto do Porto Meridional. 

João Acácio, presidente da DTA Engenharia, também comentou acerca do investimento que será feito e afirmou que “Com respeito a investimento… Qualquer investimento, primeiro precisa ter viabilidade técnica, ambiental e jurídica. E a viabilidade econômica e financeira tem no mundo, faltam projetos. Dinheiro no mundo tem. O BNDES tem dinheiro e não tem projeto. Eu falo isso porque eu trato com o BNDES por causa do Porto de Santos e eles me pedem pra levar projeto, porque o BNDES tem dinheiro”.

Em decorrência do otimismo da empresa para o projeto, cerca de seis grupos já estão de olho para investir no Porto Meridional e a DTA Engenharia garante um bom processo de desenvolvimento do local em parceria com alguns desses grupos.

Ruth Rodrigues
Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.