MENU
Estados
Modo escuro
Menu
Início Capacidade limitada de construção naval na Ásia deixa pouco espaço para transportadoras de GNL e isso prejudica mercado brasileiro

Capacidade limitada de construção naval na Ásia deixa pouco espaço para transportadoras de GNL e isso prejudica mercado brasileiro

junho 7, 2022 às 8:48 am
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
Capacidade limitada de construção naval na Ásia deixa pouco espaço para transportadoras de GNL e isso prejudica mercado brasileiro - Pixaaby
Capacidade limitada de construção naval na Ásia deixa pouco espaço para transportadoras de GNL e isso prejudica mercado brasileiro – Pixaaby

O mercado global e brasileiro vem sendo prejudicado por causa da baixa capacidade asiática para a construção naval, que faz com que haja dificuldade em realizar o transporte de gás GNV.  

O executivo sênior da  Korea Shipbuilding & Offshore Engineering (KSOE)  afirmou que a pandemia fez com que uma demanda maior por navios começasse a surgir. No entanto, a Ásia não está preparada para isso, visto que estava acostumada a realizar uma grande parte das suas importações de aviões. E, deste modo, a falta de capacidades e investimentos para a construção naval poderia causar uma série de impactos negativos para o mercado local e mundial, impedindo que haja a negociação com empresas estratégicas de GNV, e até mesmo brasileiras, como é o caso da Petrobras. 

Veja também:

Apesar da falta de capacidade, as grande maioria das empresa de construção naval preencher a carteira por dois anos ou mais – mercado de GNL

A Korea Shipbuilding & Offshore Engineering (KSOE) está com a sua carteira preenchida por dois anos ou mais. E, como forma de converter a crise deixada pela pandemia e necessidade de navios de contêiner, uma grande parte das empresas europeias já providenciaram as suas unidades flutuantes de armazenamento e regaseificação (FSRUs).  A decisão de contar com unidades flutuantes também foi uma alternativa para conseguir suprir a crise deixada pelos russos em meio a guerra com a Ucrânia. 

Artigos recomendados

Os russos, até então, eram um dos principais responsáveis pela exportação de gás para o Oriente através de ductos. Deste modo, não seria necessário que houvesse a criação de barreiras para deixar navios. 

As transportadoras de GNL estão sendo impactadas com a crise, inclusive a Coreia do Sul que está tendo dificuldade de construção de novos postos de navios enquanto o setor não consegue realizar a importação. 

“Um grande volume de pedidos de novas construções ocupou slots na China e nos estaleiros sul-coreanos”, K.W. Kim, vice-presidente sênior da Hyundai Heavy Industries, em entrevista para o portal da Reuters.  De acordo com ele, a  capacidade do país sobre os KSOE está praticamente cheia e a transportação de gás está representando ao menos 30% de todos os slots. Enquanto isso, a instituição está conseguindo produzir apenas  20 a 22 porta-aviões de GNL por ano.

Os estaleiros que se encontram no Sul da Coreia estão enfrentando dificuldade quanto a mão de obra: está faltando profissionais que tenham interesse em atuar no serviço bruto. Assim sendo, faz com que o país tenha necessidade de trazer mão de obra do exterior e abrir a barreira tão fechada que a ideologia criou em cima do nome coreano. 

Kim fala que existem outros aspectos que vão além de mão de obra que estão prejudicando a contribuição de estaleiros, como é o caso do preço elevado dos metais, que praticamente dobraram desde que houve o começo da pandemia. Apesar disso, algumas previsões argumentam que a produção de metal está prevista para aumentar no ano de 2022, fazendo com que os preços tenham uma leve diminuição. 

Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais. Não esqueça de comentar e compartilhar.
Facebook Facebook
Twitter Twitter
LinkedIn LinkedIn
Google News Google News

Relacionados
Mais recentes