Visando expandir a movimentação de cargas com navios de grande porte, o Porto de Cabedelo irá realizar obras de dragagem dentro do seu novo plano de investimentos em infraestrutura ao longo do ano de 2022
Os próximos meses serão essenciais para a continuação do plano de investimentos em infraestrutura e o governador da Paraíba comentou, nessa última sexta-feira, (01/04), sobre a importância do projeto. Assim, com as novas obras de dragagem no porto, as operações de movimentação de cargas com navios de grande porte serão viabilizadas, expandindo assim a lucratividade do complexo durante os próximos anos.
Confira:
Governador da Paraíba anuncia investimentos que serão realizados no Porto de Cabedelo, com foco nas obras de dragagem para a movimentação de cargas
A última semana foi bastante positiva para o setor portuário da Paraíba, uma vez que o governador do estado se reuniu com representantes do segmento para a assinatura do plano de investimentos em infraestrutura que será realizado no Porto de Cabedelo. O executivo assinou os contratos para a obra de dragagem do canal de acesso e bacia de evolução do porto paraibano, supervisão e monitoramento ambiental da obra de dragagem e implantação do pátio de regulação de caminhões, Truck Center.
O plano de investimentos terá uma aplicação total de R$ 97 milhões do próprio fundo estatal e o foco principal do projeto são as obras de dragagem no Porto de Cabedelo, visando expandir as atividades de circulação de mercadorias. Assim, o governo espera um crescimento de até 57% na movimentação de cargas, uma vez que os navios de grande porte terão a possibilidade de realizar as operações no porto ao fim do plano de obras de dragagem, garantindo a infraestrutura necessária para que o porto cresça cada vez mais no mercado nacional e internacional.
Entre as obras que serão realizadas, a dragagem irá proporcionar o aprofundamento do canal de acesso que passará dos atuais 9,14m a 11 metros de profundidade., enquanto a bacia de evolução (área de manobra dos navios na área do complexo portuário), passará a ter 300 metros de largura. Assim, o investimento milionário será convertido em novas oportunidades de empreendimentos ainda maiores dentro do Porto de Cabedelo e, consequentemente, em uma maior presença do complexo no cenário nacional do setor de portos.
Plano de obras de infraestrutura no Porto de Cabedelo irá gerar oportunidades de emprego e abrir caminhos para a expansão da movimentação de cargas no local
Com o início das obras de infraestrutura e, principalmente, da dragagem do Porto de Cabedelo, previsto para junho deste ano, a expectativa é que sejam ofertadas mais de 650 vagas de emprego para os moradores da região, garantindo assim um aquecimento do mercado de trabalho, com novas oportunidades disponíveis para a população da região. Esse é, junto da expansão das operações de movimentação de cargas, o principal benefício do plano de obras que está sendo desenvolvido.
Assim, o governador da Paraíba, João Azevedo, destacou que “Essa ação de hoje representa um marco e o resgate de uma dívida de muitos anos com o Porto de Cabedelo que tem uma importância fundamental para a economia do estado e uma localização estratégica. Ouvimos muitas vezes que a pedra havia saído do caminho há muitos anos, algo que não ocorreu, mas, desta vez, de forma definitiva e com recursos próprios do estado, vamos fazer a obra da dragagem tão sonhada por quem produz para que tenhamos um equipamento mais moderno”.
Esse é mais um passo dado para que o Porto de Cabedelo se torne referência em infraestrutura e possa agora abrigar navios cada vez maiores para as operações de transporte de cargas ao longo dos próximos anos.