A Portos do Paraná criou um projeto com o Senac para o desenvolvimento de cursos voltados para as comunidades da região dos portos, visando uma maior capacitação dos moradores desses locais
Esta última semana está sendo marcada pela continuidade do projeto social da Portos do Paraná em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) na região dos complexos. O projeto está oferecendo cursos de capacitação para os moradores desses locais e, até essa terça-feira, (08/02), as alunas receberam instruções e aulas sobre corte e costura, visando um desenvolvimento maior das comunidades que vivem no entorno dos portos paraenses.
Não perca:
Senac e Portos do Paraná dão continuidade ao projeto de cursos de capacitação voltados para as comunidades que vivem em torno dos portos
A Portos do Paraná vem há alguns anos desenvolvendo novas iniciativas socioeconômicas para a região dos portos, visando um maior crescimento do local e novas oportunidades para os moradores. Agora, a companhia se uniu ao Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) para a criação de cursos de capacitação que visam garantir uma profissionalização dos moradores que vivem nas comunidades em volta dos portos e, assim, garantir uma fonte de renda para essas famílias, o que irá impulsionar também a economia local.
Durante esta semana, cerca de 10 alunas tiveram aulas sobre as atividades de corte e costura dentro do projeto da Portos do Paraná e do Senac. Assim, essas mulheres conseguiram desenvolver novas habilidades nesse serviço e, com isso, poderão investir em uma fonte de renda segura. Toda a ação do Senac e da empresa faz parte do programa de Educação Ambiental da empresa pública, como ação de compensação da licença ambiental de operação, liberada pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).
Os cursos que estão sendo aplicados têm uma grade horária de 30 horas, de segunda à sexta, durante todo o período estipulado para as aulas. Além disso, o primeiro contato das alunas é com os maquinários, tanto domésticos, quanto industriais e, logo em seguida, elas seguem para aprender a operar as máquinas de overlock, galoneira e a reta industrial, garantindo uma capacitação maior para essas mulheres que vivem no entorno dos portos paraenses como o de Paranaguá e o de Antonina.
Portos do Paraná e moradores das comunidades comemoram desenvolvimento de cursos de capacitação na região
O projeto de cursos de capacitação, que faz parte do programa de Educação Ambiental da empresa pública, tem como principal objetivo garantir uma fonte de renda segura para esses moradores e impulsionar a economia da região dos portos. Assim, a Portos do Paraná ressalta a relevância dessa iniciativa e que ela pretende continuar com seus esforços para contribuir com o desenvolvimento socioeconômico das comunidades que vivem ao redor dos portos paraenses.
Jaqueline Dittrich, bióloga e analista portuária da Portos do Paraná, comentou sobre a importância dos cursos e da iniciativa das próprias moradoras para as aulas. A executiva destacou que “Foram elas que solicitaram essa capacitação específica. Diante disso, foi estabelecida uma parceria entre a CIA Ambiental, empresa contratada da Portos do Paraná para gerir programas ambientais, e o SESC. Vamos todos os dias ao encontro delas de barco, trazemos ao SESC, onde encontram toda estrutura de curso e almoço, e depois as levamos de volta para Piaçaguera. É muito importante o investimento da Portos do Paraná na comunidade.”
O projeto do Senac com a Portos do Paraná irá continuar a todo vapor na região dos portos paraenses, visando novas formas de contribuir para o desenvolvimento dessas comunidades e garantir oportunidades de emprego e de fonte de renda mais garantidas para eles conseguirem impulsionar o seu crescimento na área.