Thursday, 21 de October de 2021

No Ceará, Porto do Pecém registrou movimentação recorde em um único mês

Porto – Porto do Pecém – Ceará

Somente no mês de agosto, o Porto do Pecém, localizado São Gonçalo do Amarante, no Ceará, registrou a movimentação de 2.161.715 toneladas

O Porto do Pecém, localizado na cidade de São Gonçalo do Amarante, no estado do Ceará, registrou movimentação recorde em um único mês. Foram 2.161.715 toneladas no mês de agosto deste ano. O terminal jamais havia ultrapassado a barreira de 2 milhões de toneladas desde a inauguração, em 2002. As informações foram obtidas pelo site Diário do Nordeste. O Complexo Portuário registrou a maior movimentação de cargas em 19 anos e a direção avalia que os números indicam a retomada do crescimento. Veja ainda esta notícia: Estaleiro Rio Grande retoma os trabalhos e está com 500 oportunidades de emprego

Continua Depois da Publicidade

Recorde no Porto do Pecém indica uma retomada de crescimento

O recorde anterior do Porto do Pecém, no estado do Ceará, havia sido atingido ainda antes da pandemia, em outubro de 2019, quando foram movimentadas 1.859.970 toneladas. Com o resultado, o terminal apresentou um crescimento de 33% em relação a julho de 2021. Na avaliação da administração do Complexo portuário, os números indicam uma retomada de crescimento.

Na navegação nacional o saldo é positivo. Foram 7.763.198 toneladas nos primeiros meses de 2021. O aumento é de 36% em relação ao mesmo período do ano anterior. Entre os principais produtos comercializados em embarques e desembarques estão os minérios, combustíveis minerais, ferro fundido, sal e produtos da indústria de moagem.

O presidente do complexo do Pecém, Danilo Serpa diz que “Talvez poucas pessoas saibam que o Porto do Pecém funciona 24h por dia, todos os dias da semana. E essa disponibilidade em servir, como sempre nos orienta o governador Camilo Santana, fez e faz a diferença na logística do Ceará e do Brasil”.

Movimentação do terminal no Ceará

Os resultados positivos se repetem no acumulado do ano. Entre janeiro e agosto foram movimentadas 13.821.259 toneladas em comercialização. Os números comprovam um crescimento de 32% em comparação ao mesmo período de 2020. Números também são animadores quando há a comparação da movimentação nos primeiros meses de 2021 com 2020 em relação às cargas envolvendo o Porto do Pecém e outros países.

O crescimento foi de 27% no porto localizado no Ceará. Entre embarques e desembarques, os principais produtos movimentados foram combustíveis minerais, ferro fundido, minérios, máquinas, ferro fundido e frutas.

Leia ainda: Obras da Ferrovia Transnordestina irão até o Porto do Pecém, deixando em segundo plano o ramal para o Porto de Suape, em Pernambuco

As forças políticas e econômicas de Pernambuco estão profundamente incomodadas com a decisão do Ministério da Infraestrutura pelo fato de que as obras da Ferrovia Transnordestina darão seguimento apenas ao ramal que chega ao Porto do Pecém, no estado do Ceará, deixando em segundo plano o ramal para o Porto de Suape. Desde que a decisão foi anunciada pelo ministro Tarcísio Gomes de Freitas, em 21 de julho, as elites políticas e empresariais de Pernambuco começaram a bater cabeça e trocar acusações.

Apesar de ainda não haver um pronunciamento oficial do governo federal em relação à construção da ferrovia Transnordestina, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, comunicou em uma entrevista ao Valor Econômico, concedida recentemente, que o traçado será entregue somente até o Porto de Pecém, no Ceará. Segundo Freitas, não haveria viabilidade para as obras dos dois trechos e, por conta disso, apenas um deveria ser construído. O pronunciamento do ministro da Infraestrutura tem acalorado debates e levantado questionamentos sobre as motivações para a escolha do trecho cearense. Políticos e agentes públicos têm se esforçado para atrair a atenção do público para o imbróglio que envolve a controversa ferrovia.

Roberta Santiago
Engenheira de Petróleo, pós-graduanda em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos