Tuesday, 30 de November de 2021

Navegação: Conheça o Maior Navio Cargueiro do Mundo

Conheça o Maior Navio Cargueiro do Mundo

Você sabe qual é o maior navio cargueiro do mundo? Se não sabe, se prepare para entrar em uma incrível jornada de conhecimento sobre a navegação e seus segredos

A navegação por meio de um navio cargueiro é uma das modalidades mais antigas de meios de transporte e marca sua importância desde a Antiguidade para transporte de pessoas, ouro e especiarias que desenvolveu a economia de muitos países e sabe qual foi o maior navio cargueiro do mundo é crucial para a história.

Continua Depois da Publicidade

Atualmente em meio a sociedade moderna e também em um mundo globalizado, o modal marítimo ou Navegação é o mais importante já que possui uma capacidade maior de carga que qualquer outro meio de transporte onde as tarifas de fretes são mais competitivas e possui também uma alta flexibilidade de transporte visando assim sua abrangência mundial. O Transporte Marítimo é o principal tipo de transporte internacional para a comercialização de diversos produtos, responsável pela exportação e importação onde cerca de 90% das mercadorias são transportadas por vias marítimas.

E quando falamos em Navegação falamos também de navios. Você conhece o maior navio cargueiro do mundo? Não!? Não se preocupe! Hoje iremos matar a sua curiosidade com esse artigo. Continue conosco até o fim deste artigo e confira o Maior navio cargueiro do mundo!

Navegação – Navios Cargueiros

10 Maiores Navios Cargueiros do Mundo

Os navios Cargueiros são utilizados desde a construção das primeiras embarcações há mais de 10 mil anos. Este é um tipo de navio que é utilizado para transportar cargas e recebe o título de maior meio de transporte já construído.

Os navios Cargueiros possuem um papel fundamental na economia global já que 90% das mercadorias são transportadas por esses gigantes! Os cargueiros estão cada vez contando com mais tecnologias em seu interior e uma maquinaria que permite uma maior automatização.
Confira abaixo os principais tipos de navios de carga:

  • Graneleiro
  • Tanque
  • Petroleiro
  • Gaseiro
  • Navios Ro-Ro
  • Carga Geral
  • Porta-Contêiner

Os navios Graneleiros e Petroleiros recebiam até um passado recente os títulos de maiores navios em termos de capacidade de carga e tamanho, portanto, com o crescimento da demanda dos navios porta-contêineres essa disputa por tamanho e capacidade vem sido cada vez mais acirrada.

Navio Graneleiro

Navio graneleiro “Giorgakis” entrando em Santos – créditos: Roberto Smera

Os Navios Graneleiros foram feitos para transportar mercadorias a granel, assim como:

  • Grãos como soja e milho
  • Açúcar
  • Minérios
  • Carvão
  • Fertilizantes e etc.

Esses navios possuem grandes escotilhas que cobrem os porões onde os produtos são armazenados. Eles irão carregar e descarregar em terminais portuários especiais para esse tipo de carga. O maior navio Graneleiro do mundo é o Vale Brasil operado pela Vale, uma das maiores empresas de mineração do mundo. A vale possui 67 navios graneleiros responsáveis por escoar a produção de minério de ferro para os continentes asiáticos onde se localizam os maiores clientes da empresa.

Dimensões do navio Vale Brasil:

  • 362 metros de comprimento (equivale a 20 carretas enfileiradas)
  • Capacidade de carregamento de 400.000 toneladas de minério de ferro por viagem;
  • 65 metros de largura e 56 metros de altura
  • 07 porões

Navio Porta-Contêineres

Navio Porta-Contêineres – créditos: Hyundai/divulgação

Os navios Porta-Contêineres são a principal forma de transporte de produtos manufaturados em todo o mundo. Esses navios porta-contêineres são compostos por vários porões, cada um deles é equipado com guia de células que permite que os contêineres se encaixem no lugar. Cada contêiner é preso ao vaso e um ao outro para fornecer a estabilidade.

Após as primeiras camadas de contêineres serem carregadas e as escotilhas fechadas, as camadas extras são carregadas no topo. Os contêineres são carregados por guindastes.

O maior navio Porta-Contêineres do mundo é o HMM Algeciras que possui capacidade para 24.000 TEUs (Contêineres de 20’), esse gigante é considerado o maior navio porta-contêineres do mundo atualmente e pertence ao armador HMM (Hyundai Merchant Marine). A entrega desse gigante dos mares ocorreu no estaleiro Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering (DSME) e contou com a presença de Moon Jae-in, presidente da Coreia do Sul.

O HMM Algeciras foi o primeiro navio a ser entregue de uma frota de meganavios entregue sequencialmente, este gigante opera no Extremo Oriente da Europa e uma das rotas comerciais da Ásia-Norte da Europa da The Alliance com rotas em Qingdao, Busan, Ningbo, Xangai, Yantian, Canal de Suez, Roterdã, Hamburgo, Antuérpia, London Gateway e Cingapura pelo Canal de Suez.

As embarcações HMM estão equipadas com um sistema de depuração respeitando o regulamento IMO 2020 e possui um design otimizado do casco e conta também com um motor eficiente que melhora a eficiência energética e reduz as emissões de carbono.

Dimensões técnicas do HMM Algeciras:

  • 400 metros de comprimento;
  • Capacidade de 24.000 TEUs por viagem;
  • 61 metros de largura e 16,5 metros de calado

O Algeciras foi o primeiro navio da “Classe Algeciras”. Essa classe é formada por 12 navios sendo que sete deles foram construídos no estaleiro de Daewoo Shipbuilding and Marine Engineering e outros 5 foram construídos pela sul-coreana Samsung Heavy Industries. Os navios construídos pela Samsung Heavy Industries possuem 61,5 metros e capacidade de transporte de 23.820 TEUs.

Portanto, o Navio HMM Algeciras fica em primeiro lugar como gigante dos mares dos navios Porta-Contêineres, já que possui 24.000 de capacidade para TEUs por viagem e mede 400 metros de comprimento. Já na categoria de Navio Graneleiro o gigante Vale Brasil da empresa de mineração Vale ganha destaque mundial com 362 metros de comprimento e possuindo 7 porões.

Gostou do nosso artigo? Que tal deixar para nós um feedback com sua opinião nos comentários? Sua opinião é muito importante para nós!

Até mais!

Valdemar Medeiros
Especialista em marketing de conteúdo, ações de SEO e E-mail marketing. E nas horas vagas Universitário de Publicidade e Propaganda.