Ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França, esteve no Porto do Rio de Janeiro na última sexta-feira (5) para conhecer a nova diretoria da PortosRio e os projetos da Autoridade Portuária.
Acompanhado por Álvaro Savio, diretor-presidente da PortosRio, Ronaldo Fucci, diretor de Gestão Portuária, e outros gestores da empresa, o ministro visitou as instalações do Terminal Internacional de Cruzeiros Pier Mauá e o Centro de Comando e Controle de Segurança Portuária (CCCSP), operado pela Guarda Portuária.
Perspectivas e investimentos em infraestrutura portuária
Durante a visita, a PortosRio apresentou ao ministro Márcio França informações sobre o panorama atual e as perspectivas da nova gestão, abrangendo os quatro portos administrados pela Autoridade Portuária: Rio de Janeiro, Itaguaí, Niterói e Angra dos Reis. Os dados compartilhados incluíram resultados dos portos, contratos de arrendamento, projetos de expansão e investimentos em infraestrutura portuária.
- Em meio a uma frota de 50 mil navios mercantes globalmente, dados mostram que o Brasil é um dos países com mais incidência de roubo e crime organizado no transporte marítimo
- Empresa cria tecnologia 3D e realidade virtual que otimiza operações portuárias e logísticas no Brasil
- A importância de Santos para a indústria de navios e cruzeiros no Brasil
- Empresa norte-americana conclui conversão de dois porta-contêineres para GNL
Ministro e a diretoria da PortosRio
Visitas técnicas de ANTAQ, SNPTA e Infra S.A.
A diretora da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), Flávia Takafashi, e sua equipe visitaram os Portos do Rio de Janeiro e de Itaguaí nos dias 4 e 5 de maio. No Porto do Rio de Janeiro, eles assistiram a uma apresentação sobre o porto e visitaram instalações operacionais do Cais Público, do terminal de veículos Multi-Car e do terminal de contêineres MultiRio. Posteriormente, no Porto de Itaguaí, visitaram o terminal Sepetiba Tecon e o píer do TECAR (CSN).
Representantes da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA) e da empresa pública federal Infra S.A. também realizaram visitas técnicas aos Portos do Rio de Janeiro e Niterói nos dias 2 e 3 de maio.
Essas visitas tiveram como objetivo iniciar estudos para definição da modelagem de novos arrendamentos das áreas do Porto de Niterói, cujos contratos atuais vencem em 2025, e de um terminal especializado em apoio offshore no Porto do Rio de Janeiro. Ajustes contratuais também foram discutidos durante essas visitas. Na sexta-feira (dia 5), os técnicos da SNPTA e da Infra S.A. realizaram uma reunião de encerramento na sede da PortosRio para alinhar os objetivos estratégicos do planejamento portuário.