Início Portonave lança cursos exclusivos para as mulheres em SC; veja como funciona

Portonave lança cursos exclusivos para as mulheres em SC; veja como funciona

julho 14, 2022 às 3:25 pm
Compartilhe
Siga-nos no Google News
Portonave
Portonave (Reprodução: divulgação)

Na última semana, o Terminal Portuário de Navegantes, no Litoral Norte de Santa Catarina (Portonave) lançou o programa Porto para Elas, um plano que oferece vagas de trabalho para mulheres do setor portuário, com foco nas áreas de logística e manutenção.

A Portonave informou que a primeira edição contou com 60 vagas. Para realizar a inscrição, é necessário acessar o site da Portonave e clicar na parte “Trabalhe conosco”. Com matrículas disponíveis entre 15 a 30 de junho, espera-se que as aulas comecem no início de agosto.

Neste sentido, os cursos ofertados são de Introdução a Logística Portuária (40 vagas) e Introdução a Manutenção Portuária (20 vagas). Para ter acesso ao curso, os requisitos necessários são: ter idade superior a 18 anos, ensino médio completo, preferencialmente, residir em Navegantes.

Dessa forma, o projeto faz parte de uma série de medidas da Portonave para estimular a diversidade e inclusão na sua grade de funcionários, em processo similar fornecido pelos Programas Jovem Aprendiz e Embarque na Tecnologia.

Iniciativa da Portonave reforça integração feminina no setor Portuário

Uma pesquisa realizada pelo Centro de Inteligência de Mercado da Strong Business School, órgão que analisa índices de preços e mercado através da Strong Escola de Negócios, descobriu um crescimento de 35% da participação de mulheres no Porto de Santos, em São Paulo. O estudo utilizou um período de dez anos, entre 2012 e 2022.

Conforme a pesquisa, o crescimento da presença feminina culminou em um salário maior para as mulheres, embora ainda seja menos que os dos homens. Dessa forma, a média salarial feminina subiu de R$2.766,19 para R$4.888,44, uma alta de 76,78%. Ao fim da pesquisa, foi percebido que a média salarial masculina fechou com alta de 60,5%.

Neste contexto, a pesquisa visa colaborar com o processo de equidade salarial entre as mulheres, no Brasil. Segundo um levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) — a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio — apontou que as mulheres recebem, em média, 20% a menos do que os homens. Apesar de estarem no mesmo nível de idade e escolaridade, elas recebem menos, mesmo na mesma ocupação.

Embora recebam menos, outro estudo — a Pesquisa Estatística de Gênero do IBGE — apontou que as mulheres se preparam mais do que os homens no Brasil. Isso porque elas possuem um nível de escolaridade mais elevado: as mulheres correspondem a 29,75% dos frequentadores do ensino superior, número elevado em comparação aos 21,5% dos homens.

Conheça um pouco sobre a Portonave

A Portonave iniciou as suas atividades em outubro de 2007, e está situada na cidade de Navegantes, em Santa Catarina. Vanguardista, ele é o primeiro terminal privado do país, onde atua com o escoamento da produção das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, além de fornecer apoio a outras regiões da América do Sul.

Devido aos seus esforços, a Portonave ganhou reconhecimento internacional devido a sua qualidade na prestação de serviços, além da alta produtividade. Atualmente, a companhia emprega mais de mil colaboradores, e tem como missão a excelência dos serviços e o desenvolvimento sustentável.

UHE Sinop firma parceria com Marinha do Brasil para aumentar fiscalização no reservatório.

Entre os seus diferenciais, a Portonave possui uma câmara frigorífica completamente automatizada, a Iceport. Basicamente, ela possui seis transelevadores e capacidade estática de 16 mil posições pallets. Além disso, uma antecâmara de 13 anos para recebimento de cargas estão distribuídas em uma área de armazenagem de 50 mil m².

Finalmente, é válido mencionar que a Portonave possui uma área total de 400 mil m², com uma área alfandegada de 360 mil m², que se divide em três berços de atracação, com um cais linear de 900 metros, com capacidade estática de armazenagem de mais de 30 mil TEUs.

Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais. Não esqueça de comentar e compartilhar.
Facebook Facebook
Twitter Twitter
LinkedIn LinkedIn
Google News Google News

Relacionados
Mais recentes