MENU
Notícias
Menu
Início UHE Sinop firma parceria com Marinha do Brasil para aumentar fiscalização no reservatório

UHE Sinop firma parceria com Marinha do Brasil para aumentar fiscalização no reservatório

julho 14, 2022 às 2:47 pm
Compartilhe
Siga-nos no Google News
Sinop
Sinop (Reprodução: divulgação)

A Sinpa Energia, empresa responsável pela Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop, declarou que uma nova parceria com a Marinha do Brasil foi realizada por meio da sua Agência Fluvial de Sinop, de modo a realizar inspeções navais periódicas nos arredores do seu empreendimento.

Neste sentido, o objetivo da parceria é preservar a área de segurança do perímetro e assegurar o bem-estar da população que, eventualmente, realiza atividades de recreação e pesca nos arredores da usina. Além disso, outras estruturas como rampas, píer, flutuantes estando em volta do lago, também serão vistoriadas.

A parceria entre a Sinop e a Marinha surgiu após o aumento de registros, especialmente noturnos, de pessoas que se aproximam das instalações através de embarcações, dentro da área de acesso restrito do empreendimento. Desde o início de julho, a localidade já está sendo visitada pelos militares.

Em nota, Ricardo Padilha, diretor-presidente da Sinop Energia, falou sobre a parceria: “Apesar do lago da UHE Sinop contar com sinalizações náuticas, placas de orientação e boias amarelas que limitam a aproximação, muitas pessoas arriscam suas vidas em um acesso indevido e proibido”

Neste sentido, O Capitão-tenente Vinicius Oliveira Celestino, Comandante da Agência, falou sobre o ocorrido: “a operação é fruto de parceria mútua com intuito de salvaguardar a vida humana, face ao aumento das ocorrências de invasão da área de segurança da usina”.

Nos últimos anos, a Sinop Energia, frequentemente buscou estreitar suas relações com o poder público e a sociedade, de modo a colaborar com o desenvolvimento local e a segurança da população. Dessa forma, a inspeção da Marinha integra uma série de ações que a empresa realiza para evitar acidentes.

Sinop possui histórico de combate a acidentes

Conforme a lei Estadual n 9.096/2009, a entrada de pessoas e embarcações após o limite de segurança do UHE Sinop não é emitida. Dessa forma, o texto proíbe pesca e atividades de lazer no limite de 200 metros acima — ou abaixo — do sustento de barragens no Mato Grosso.

Atualmente, a empresa conta com diversos equipamentos de segurança, para identificar a zona de segurança do perímetro. Além disso, um sistema de monitoramento 24 horas é utilizado para registrar possíveis invasões e, posteriormente, tais imagens são enviadas à Polícia Civil, em virtude do descumprimento da lei ambiental.

No último dia 15 de março, durante uma reunião no Fórum de Sinop-MT, representantes da Capitania Fluvial de Mato Grosso, além de membros da Polícia Militar do município, discutiram possíveis ações a serem tomadas a partir da ativação da Agência Fluvial de Sinop.

Segundo o Capitão dos Portos, representante da Marinha do Brasil, o trabalho tem um caráter preventivo. Sobre o assunto, ele afirmou que “o trabalho da Polícia Militar em parceria com a Marinha do Brasil contribuirá para as ações de fiscalização, em especial, nos casos de condução de embarcações por condutores alcoolizados”.

Entre os participantes da reunião, também estiveram presentes o Comandante do 3º Comando Regional da Polícia Militar de Sinop, Coronel PM Wesney Sodré; o Juiz da 4ª Vara Criminal da Comarca de Sinop, Mário Augusto Machado; o Agente do Núcleo de Implantação da Agência de Sinop e o Tenente-Coronel PM Zilmar da Costa Silva.

Grupo Priner está com 114 novas vagas offshore para candidatos de Macaé; currículos podem ser enviados pela internet.

Conheça a Sinop Energia

A Sinop Energia é responsável pela operação da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop. Neste sentido, ela funciona como uma sociedade de propósito específico, com uma equipe formada pelos acionistas EDF Norte Fluminense (51%), Eletronorte (24,5%) e Chesf (24,5%). Atualmente, a empresa conta com capacidade instalada de 404,88 MW e está situada no rio Teles de Pires. Dessa forma, ela gera energia limpa e renovável para a maior parte do estado de Mato Grosso.

Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais. Não esqueça de comentar e compartilhar.
Facebook Facebook
Twitter Twitter
LinkedIn LinkedIn
Google News Google News

Relacionados
Mais recentes