Na última quinta-feira, 09/03, o Porto de Suape anunciou uma parceria com o Reino Unido para um projeto de incentivo à pesquisa e produção de hidrogênio verde no Complexo Industrial.
O apoio ao Porto de Suape foi anunciado durante o “Hydrogen Opportunities in Brazil”, em Londres, que contou com a presença de empresários do setor de energias renováveis e pesquisadores da região. O evento, promovido pela Embaixada do Brasil no Reino Unido em parceria com o governo anfitrião, contou com a participação de unidades de Pernambuco e da Bahia do Senai, além dos quatro portos nacionais, incluindo o Complexo de Suape, cuja agenda passou a ser focada em combustíveis e produção.
Segundo o Diretor-presidente da Suape, Márcio Guiot, a administração do Porto de Suape apresentou o potencial estratégico do complexo e os projetos H2V em andamento e planejados. “Com base nessa agenda, criaremos um grupo específico para revisar nossa estratégia. Precisamos buscar oportunidades em toda a cadeia de valor H2V e desenvolver parcerias com centros de pesquisa de energia renovável, como Aberdeen (Escócia) e Sheffield Field (Inglaterra)”, disse ele.
A parceria também prevê a ligação direta do complexo de Suape aos portos do Reino Unido para fortalecer projetos voltados à pesquisa e produção de hidrogênio verde. “Essa troca constante de informações e tecnologia é muito importante para os dois países”, enfatiza Carlos Cavalcanti, diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Suape.
Porto nega interferência no aumento de tubarões nas praias de Recife
A estatal se manifestou e preparou nota técnica negando que o porto tenha influência direta no ataque de tubarão, e resolveu dar um passo à frente e preparou uma nota técnica, desmentindo categoricamente o boato.
“Tais incidentes constituem um problema histórico (que remonta à década de 1940) e complexo (multifatorial) no litoral do estado”, conclui a nota. O porto foi construído na década de 1970. Portanto, de acordo com o documento, SUAPE não tem responsabilidade direta.
Porto de Suape foi um dos que mais movimentou a economia no Brasil
O porto de Suape registrou movimentação de 24,7 milhões de toneladas entre janeiro e dezembro de 2022, um aumento de 12,0% em relação a 2021, ficando em segundo lugar no Nordeste e quarto no Brasil em volume. Porém, em termos percentuais, Suape é o porto que mais cresce no volume movimentado do país (12% acima). Em outubro passado, o governo do estado de Pernambuco anunciou a restauração da autonomia do Porto para promover a competitividade.
A principal commodity movimentada pela unidade portuária pernambucana foi o petróleo bruto (9,5 milhões de toneladas), um aumento de 41% em relação ao ano anterior. Em 2022, a movimentação portuária será de 84,6 milhões de toneladas, um aumento de 4,71% em relação ao ano anterior.