1. Início
  2. / Portos e estaleiros
  3. / Porto de Suape se une à Copergás e à Qair para viabilizar memorando de entendimento e construir planta para a produção de hidrogênio verde com foco na sustentabilidade
Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 0 comentários

Porto de Suape se une à Copergás e à Qair para viabilizar memorando de entendimento e construir planta para a produção de hidrogênio verde com foco na sustentabilidade

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 30/03/2022 às 20:41
Com olhares para a sustentabilidade no setor portuário, o Porto de Suape, a Copergás e a Qair irão desenvolver um memorando de entendimento que trará novas perspectivas para a construção de uma planta que realizará a produção de hidrogênio verde.
Com olhares para a sustentabilidade no setor portuário, o Porto de Suape, a Copergás e a Qair irão desenvolver um memorando de entendimento que trará novas perspectivas para a construção de uma planta que realizará a produção de hidrogênio verde. Fonte: Divulgação

Com olhares para a sustentabilidade no setor portuário, o Porto de Suape, a Copergás e a Qair irão desenvolver um memorando de entendimento que trará novas perspectivas para a construção de uma planta que realizará a produção de hidrogênio verde

Na última quinta-feira, (24/03), representantes do Porto de Suape se uniram à diretoria da Copergás e da Qair para discutir um novo projeto de sustentabilidade no complexo, que irá viabilizar a construção de uma planta para a produção de hidrogênio verde no futuro. Assim, será realizada a assinatura de um memorando de entendimento para dar início aos estudos sobre a iniciativa.

Veja também:

Reunião entre Porto de Suape, Qair e Copergás determina a assinatura de um memorando de entendimento para projeto de produção de hidrogênio verde

Buscando atrair cada vez mais novos investimentos para a sustentabilidade dentro do setor portuário, o Porto de Suape realizou uma reunião com a Copergás e a Qair para discutir um novo projeto dentro do segmento no complexo portuário. Assim, as empresas irão realizar a assinatura de um memorando de entendimento para viabilizar a construção de uma planta para a produção de hidrogênio verde nas áreas do porto durante os próximos anos em uma parceria entre o trio. 

Participaram da reunião o diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Porto de Suape, Carlos André Cavalcanti, o diretor técnico-comercial da Companhia de Gás de Pernambuco (Copergás), Fabrício Bomtempo, e o diretor de Operações da Qair Brasil, Gustavo Silva. Assim, o memorando de entendimento será o primeiro passo para o desenvolvimento do projeto da planta de produção do recurso, buscando aproveitar o grande potencial que a área possui para explorar o hidrogênio verde, unindo a sustentabilidade e a expansão nas operações em meio ao projeto. 

Assim, a companhia Copergás ressaltou que o hidrogênio verde vem se tornando cada vez mais uma alternativa viável para a descarbonização no Brasil e que, além de ser uma fonte totalmente renovável e limpa para a produção, ainda se trata de uma substância muito procurada no mercado internacional, abrindo portas para uma nova cadeia de exportação focada na movimentação de cargas com o hidrogênio verde, principalmente para os países da Europa e da Ásia durante os próximos anos. 

Qair já conta com projeto de sustentabilidade dentro do Porto de Suape e a administração do local comemora mais uma iniciativa nesse segmento a ser realizada com a empresa

A Qair é uma das maiores companhias no setor energético nacional, sendo uma subsidiária do grupo multinacional francês Qair International, que atua em 17 países com projetos voltados para a sustentabilidade dentro da produção de energias renováveis, como a solar, a eólica e, agora, o hidrogênio verde. A companhia já conta com um projeto dentro do porto, onde o investimento do grupo pode chegar a R$ 20 bilhões e a capacidade prevista é de 2.240 MW, com produção de 488 mil toneladas/ano, mas ainda quer expandir essa presença no setor.

Assim, Carlos Cavalcanti comentou sobre a parceria com a empresa e destacou que “A construção e a formalização dessa parceria tripartite é fundamental para o desenvolvimento da cadeia de produção do hidrogênio verde no Complexo Industrial Portuário de Suape. Com isso, pretendemos aprofundar os estudos de viabilidade econômica de mercado futuro, visando estruturar a escala de produção, o armazenamento e a distribuição progressiva por meio de rede de dutos da Copergás no complexo, e tendo como ponto de partida uma unidade de produção em pequena escala”.

Agora, com o memorando de entendimento sendo desenvolvido para levar adiante a construção da planta de produção de hidrogênio verde no Porto de Suape, as companhias Qair e Copergás se atentam aos novos investimentos que podem surgir dentro do segmento das renováveis.

Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x