Na última terça-feira (7), o Ministério de Portos e Aeroportos do Brasil se reuniu com autoridades do Uruguai para planejar a construção de um Aeroporto de Rivera, um acordo bilateral de hidrovia e uma nova ponte que será construída sobre o rio Jaguarón
Estiveram presentes Francisco Bustillo e Mauro Viera, entre outras personalidades como o Ministério de Portos e Aeroportos do Brasil. Na reunião, Bustillo enfatizou que ações irão gerar maior integração entre os dois países, descrevendo o evento como um “momento histórico”.
Faziam parte da comitiva os ministros Azucena Arebeleche (economia) e José Luis Falero (transportes e obras públicas), ambos do Uruguai, enquanto a equipe de Vieira contava ainda com os ministros Fernando Haddad, Renan Filho (transportes) e Marcio França (portos e aeroportos). Também estiveram presentes o embaixador do Uruguai, Guillermo Valles, e o enviado especial de Brasília a Montevidéu, Marcos Raposo Lopes.
Acordos com o Ministério de Portos e Aeroportos do Brasil tem foco o fortalecimento entre os dois países
Segundo Bustillo, os acordos resultaram de diretrizes expedidas após reunião em janeiro entre os presidentes Luis Lacalle Pou e Lula. Bustillo explicou que o novo empreendimento fortalecerá a integração material entre os dois países, e isso foi super bem-vindo pelo Ministério de Portos e Aeroportos do Brasil.
- Navio de guerra alemão abate drone em autodefesa próximo ao Líbano
- Bravante busca expansão no setor marítimo enquanto novos investimentos florescem no horizonte energético
- Festival de esportes náuticos em Salvador promete diversão e apoio à luta contra o câncer de mama neste domingo 20
- Especialistas discutem soluções para logística sustentável no Hydrogen Dialogue América Latina
“Em breve estaremos nos deslocando de um lado para o outro, além da fronteira árida, faremos a travessia da Lagoa Merlin de barcaça, e também vamos ampliar essa integração com pontes sobre o rio Yaguaron”, acrescentou. Nas próximas semanas, o Ministério dos Portos e Aeroportos do Brasil lançará uma licitação para a dragagem das hidrovias das lagoas Merlin e de los Patos. As obras devem começar no ano que vem.
Além disso, o Ministério dos Transportes do Brasil lançará um processo de licitação para a construção de uma ponte adicional sobre o rio Jaguaron, enquanto o Uruguai retomará os preparativos para a modernização do cruzamento da estrada Barão de Mauá entre o Rio Branco e o Jaguaron. Esses projetos implicaram na criação de uma agência bilateral. O entendimento também prevê que o Mercosul será modernizado para ter um bloco aberto e integrado.
Brasil convida Uruguai para o G-20
O Brasil também convidou o Uruguai a participar do G-20 2024, que o país sul-americano sediará em 2024. “Concordamos em aprofundar a interação dentro do Grupo e buscar ampliar a rede de acordos externos. Acreditamos que há espaço suficiente na agenda externa do Grupo para trabalharmos juntos e buscarmos o melhor engajamento internacional do nosso país”.
A ideia é que todos os países do MERCOSUL (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) cooperem em um acordo com a União Europeia (UE), para uma melhoria junto ao grupo. Em nota conjunta lida por Vieira, os dois países também ressaltaram a responsabilidade de modernizar o atual Mercosul para criar um bloco que beneficie as sociedades de seus membros. “Reafirmamos nosso interesse comum em fortalecer o diálogo sobre os desafios que estão no centro da agenda de ambos os países. Nesse sentido, o governo brasileiro convida o Uruguai a participar da cúpula do G20 que será realizada no Brasil em 2024.”