Início Grupo Tribuna promove o Summit Portos 2022 e discute desafios do setor portuário

Grupo Tribuna promove o Summit Portos 2022 e discute desafios do setor portuário

agosto 30, 2022 às 3:30 pm
Compartilhe
Siga-nos no Google News
Summit Portos 2022
Summit Portos 2022 (Reprodução: divulgação)

No dia 1º de setembro, o Grupo Tribuna realiza o Summit Portos 2022 — Capacidade e Produtividade. Sempre buscando melhorar e inovações para os portos brasileiros e todo o mercado portuário, o evento acontece em Brasília, no Brasília Palace Hotel.

A proposta do Summit Portos 2022 é identificar desafios do setor portuário, diagnosticar as melhores práticas do mercado mundial, além de buscar soluções para tornar o Brasil mais eficiente e competitivo na área. Hoje, o setor portuário abarca mais de 95% do comércio exterior no país. O Summit Portos 2022 terá uma transmissão completa online, onde diversos profissionais, estudantes ou qualquer outro interessado nos assuntos sobre o setor portuário possam participar. Para garantir a sua inscrição, basta acessar o site oficial do evento ou realizá-la através do aplicativo disponível.

Confira os convidados do Summit Portos 2022

Artigos recomendados

Durante a abertura do evento, haverá uma palestra especial com o Ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio. Aos interessados nas palestras e discussões, é possível conferir a agenda e lista completa de participantes através do site do Summit Portos 2022.

Neste sentido, o evento conta com três painéis:

  • “Impacto da Restrição de Capacidade Portuária nos Custos e na Eficiência Logística”; 
  • “Melhores Práticas no Mundo — Operações integradas, Logística Colaborativa e Cases Mundiais em Comparação ao Case Brasil” 
  • “Desafios para o Aumento da Competitividade Brasileira”.

Durante os painéis, será possível contar com a participação de Gesner Oliveira, Consultor na área de Infraestrutura, além de Economista e Professor da FGV. Além disso, também estarão presentes César Mattos, Consultor de Infraestrutura da Câmara e ex-conselheiro do Cade, e Luis Claudio Montenegro, Consultor da Logística Multimodal.

Informações sobre o evento

O Summit Portos 2022 – Capacidade e Competitividade, é uma celebração do Grupo Tribuna, e contará com a mediação de Maxwell Rodrigues, além de um Cerimonial de Tatyana Jorge. O evento ocorre no dia 1º de setembro, no Brasília Palace Hotel, em Brasília (DF), a partir das 12h. Aos interessados, as inscrições são gratuitas, e o programa terá transmissão ao vivo pela plataforma do evento, que conta com uma tradução simultânea. Para conferir as inscrições e o programa completo do evento, clique aqui. Além disso, você pode baixar o aplicativo Summit Portos nas lojas Android ou Apple, e garantir a sua participação por lá.

Summit Portos 2022 discute comércio internacional do setor portuário

Hoje, a participação do Brasil no comércio internacional está bem limitada. Embora seja um importante produtos de commodities, e um expressivo mercado consumidor, o país ainda possui um custo logístico alto, que está atrelado a necessidade de investimentos que garantam a aplicação da eficiência e da capacidade das infraestruturas portuárias. Sendo assim, existe uma grande urgência em alavancar a eficiência do setor portuário para melhorar o ambiente de negócios no Brasil, resultando na redução dos custos das transações comerciais e garantindo maior geração de emprego e renda.

Atualmente, cerca de 68% das encomendas internacionais de navios conteineiros no mundo são superiores a 12.500 TEUs. No Brasil, o setor portuário ainda opera com navios de até 10.000 TEUs, embora haja a esperança de receber navios com capacidade de 15.000 TEUs em 2023. Entretanto, uma pergunta surge: os portos brasileiros estão preparados para receber esses novos navios, ou será necessário operá-los abaixo de suas capacidades máximas, devido à restrição de infraestrutura ou equipamentos? No intuito de debater este e outro assuntos importantes do setor portuário brasileiro, o Summit Portos 2022 — Capacidade e Competitividade será realizado em Brasília-DF. O evento conta com uma mediação de Maxwell Rodrigues e ocorrerá no dia 1º de setembro, no Brasília Palace Hotel, a partir das 12h.

Confira o último Summit Portos 5.0

Reprodução: Canal Agência iNFRA
Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais. Não esqueça de comentar e compartilhar.
Facebook Facebook
Twitter Twitter
LinkedIn LinkedIn
Google News Google News

Relacionados
Mais recentes