Início Mubadala Investment Company fecha acordo para iniciar controle sobre a Refinaria de Mataripe, localizada na Bahia

Mubadala Investment Company fecha acordo para iniciar controle sobre a Refinaria de Mataripe, localizada na Bahia

dezembro 9, 2021 às 10:00 am
Compartilhe
Siga-nos no Google News
Mubadala Investment Company, por meio da empresa Acelen, fechou acordo com a Petrobras para ter o controle de administração sobre a Refinaria de Mataripe
Mubadala Investment Company, por meio da empresa Acelen, fechou acordo com a Petrobras para ter o controle de administração sobre a Refinaria de Mataripe. Fonte: Divulgação

A Mubadala Investment Company, por meio da empresa Acelen, fechou acordo com a Petrobras para ter o controle de administração sobre a Refinaria de Mataripe, na Bahia

O setor portuário brasileiro irá avançar ainda mais após essa terça-feira (07/12), quando o fundo Mubadala Investment Company anunciou o fechamento final do acordo com a Petrobras para a transferência do controle da Refinaria de Mataripe para a Acelen, empresa desenvolvida pelo fundo para a gestão, com o intuito de manter ainda mais a sua presença no cenário nacional, agora no estado da Bahia.

Não perca:

Acelen foi criada pela Mubadala Investment Company para a gestão da Refinaria de Mataripe na Bahia 

O fundo de investimentos Mubadala Investment Company anunciou recentemente o fechamento do acordo com a Petrobras para a transferência final do controle sobre a Refinaria de Mataripe, localizada na Bahia, para a empresa Acelen. O contrato entre a estatal brasileira e o fundo teria sido firmado em março desse ano, mas acabou precisando passar por avaliações e uma série de critérios a serem cumpridos até que o resultado final acontecesse como o esperado entre as partes. 

A Acelen é uma empresa nova, desenvolvida pela Mubadala Investment Company para a gestão da Refinaria de Mataripe, na Bahia. Assim, a empresa passou a ter controle sobre o local a partir do primeiro dia do mês de dezembro e, além de controlar esse local, irá também continuar com os investimentos no mercado petrolífero brasileiro, como uma estratégia para a Mubadala Investment Company manter a sua presença no mercado nacional. 

Oscar Fahlgren, presidente do Mubadala Investment Company no Brasil, comentou acerca do acordo entre as empresas e como esse controle será importante para o fundo, afirmando que “Esta nova fase trará oportunidades de crescimento e mais investimentos para que a refinaria aumente a sua capacidade e diversifique a sua produção. O nosso objetivo é criar valor. É gerar uma concorrência positiva para atender o mercado local e beneficiar a sociedade”.

Acelen contratou Petrobras e Transpetro para as operações na Refinaria de Mataripe, na Bahia 

A recém-criada empresa do ramo petrolífero Acelen já conta com grandes previsões para o seu futuro, além de possuir uma incrível capacidade de processar mais de 300 mil barris de petróleo por dia, o que corresponde a 14% da capacidade total de refino do Brasil. Além disso, a empresa é a responsável pelo maior índice de produção no estado da Bahia, comprovando sua presença no segmento de petróleo. 

Luiz de Mendonça, CEO da Acelen, destacou a importância desses novos rumos para a empresa e a atual gestão da Refinaria de Mataripe como um grande negócio para a companhia, afirmando que “Nos últimos meses, a Acelen se preparou para essa transição, mapeando todos os processos operacionais e toda a cadeia de abastecimento. A empresa valoriza a experiência dos colaboradores da Petrobras, e espera contar com todo o time que está na linha de frente da operação após o fim do contrato com a Petrobras”.A Refinaria de Mataripe é, atualmente, a segunda maior do Brasil e conta com produção de  gasolina, diesel e outros derivados de petróleo das regiões Norte e Nordeste. Agora, o que se espera é um crescimento ainda maior com a gestão da Acelen para os próximos anos.

Relacionados
Mais recentes