O Porto de Paranaguá será palco para investimentos em infraestrutura dentro de diversas áreas voltadas para a movimentação de cargas em leilão de arrendamento que a Portos do Paraná irá realizar nos próximos meses
A companhia Portos do Paraná está cada vez mais investida nos processos de arrendamento de áreas para a movimentação de cargas dentro do Porto de Paranaguá, em busca de mais investimentos para a infraestrutura do local. Assim, nesta quinta-feira, (24/03), aconteceu a primeira audiência para o leilão da área PAR09, e o processo dos próximos já está sendo acelerado pela companhia.
Notícias relacionadas:
Portos do Paraná investe nos processos para o leilão de arrendamento de áreas voltadas para a movimentação de cargas no Porto de Paranaguá
O Porto de Paranaguá é um dos maiores no setor portuário nacional quando se fala em movimentação de cargas, mas ainda precisa de receber investimentos em diversos locais não explorados até agora. Assim, a Portos do Paraná, administradora do complexo portuário, está com um leilão previsto para essa quinta, com o objetivo de conseguir o arrendamento de uma das áreas do local, e continuará investindo em novos leilões para atrair investidores ao local.
Com isso, acontecerá nesta quinta a audiência pública da área de movimentação de cargas PAR09 e, no dia 30, o leilão da PAR32. Além disso, neste ano, a expectativa é licitar outras duas áreas, PAR14 e PAR15, expandindo ainda mais os olhares dos investidores dentro das possibilidades para a movimentação de cargas nas áreas em questão. A Portos do Paraná foi a primeira companhia a receber as licitações necessárias para o início dos processos para os leilões de arrendamento no setor portuário nacional e continua investindo em atrair mais investimentos em infraestrutura por meio desses processos.
- Navio de guerra alemão abate drone em autodefesa próximo ao Líbano
- Bravante busca expansão no setor marítimo enquanto novos investimentos florescem no horizonte energético
- Festival de esportes náuticos em Salvador promete diversão e apoio à luta contra o câncer de mama neste domingo 20
- Especialistas discutem soluções para logística sustentável no Hydrogen Dialogue América Latina
Assim, o diretor-presidente da empresa pública, Luiz Fernando Garcia, comentou sobre a importância desse leilão e dos futuros e destacou que “Os arrendamentos permitem explorar áreas não ocupadas ou exploradas por meio de contratos precários. A intenção é tornar o porto de Paranaguá cada vez mais eficiente e compatível com o nível de desempenho necessário para a logística brasileira. Com a atração de novos negócios, novos empregos são criados, o município recebe mais impostos e a cidade se desenvolve. O porto tem um papel fundamental para a economia e para a vida das pessoas”.
Bolsa de Valores do Brasil será palco para o leilão de próximas áreas de movimentação de cargas no Porto de Paranaguá durante os próximos meses
A Portos do Paraná continua com os planos para esse leilão e os próximos envolvendo as áreas de movimentação de cargas dentro do Porto de Paranaguá. Assim, nesta quinta será realizado o leilão da PAR 09, uma área de 24.026 metros quadrados, a Oeste do Porto de Paranaguá, que tem como foco principal o transporte de cargas envolvendo os granéis sólidos. Assim, estão previstos pela estatal investimentos em torno de R$ 492,6 milhões.
O próximo leilão de arrendamento previsto será o da área PAR32, que conta com 6.651 metros quadrados e está localizada na faixa primária do porto. As obras de infraestrutura no local serão realizadas com foco para as movimentações de açúcar, na modalidade de carga geral e o investimento privado esperado (Capex) é de R$ 4,17 milhões, em um contrato que deverá durar um total de 10 anos com a empresa que conseguir o local.
Assim, a Portos do Paraná continua investindo em atrair novos investimentos e olhares para a infraestrutura das áreas de movimentação de cargas dentro do Porto de Paranaguá e espera expandir ainda mais a sua presença dentro do cenário dos portos nacionais durante os próximos anos.