A Karoon Gás da Austrália assinou um acordo vinculativo para alterar o contrato de compra e venda (SPA) para adquirir uma participação operacional de 100% no campo de Baúna, localizado no exterior do Brasil.
A Karoon apresentou a alta oferta no processo de aquisição da participação operacional 100% da Petrobras na concessão BM-S-40, que contém o projeto de produção de óleo leve nos campos petrolíferos de Bauna, em julho de 2019. O valor da transação foi de US $ 665 milhões, a ser pago em duas parcelas: US $ 49,9 milhões na assinatura do contrato; e US $ 615,1 milhões, antes dos ajustes, na data de fechamento.
Leia também:
- Estaleiro de Norfolk recebe permissão para retomar os seus trabalhos após a parada da pandemia do covid-19
- Pandemia cobra pedágio no setor de minério de ferro, mas prognóstico para recuperação é bom
- Mineradora Vale inaugura planta piloto para mineração mais sustentável
Renegociação dos campos petrolíferos da Kaooron
No entanto, a Karoon negociou e concordou com uma transação revisada para adquirir o campo de produção de petróleo de Baúna. Em um comunicado divulgado na segunda-feira, a Karoon disse que as emendas ao SPA dividiram a contraprestação anunciada anteriormente, de US $ 665 milhões, em US $ 380 milhões em retribuição “firme” e em US $ 285 milhões em retribuição “contingente”.
O preço de compra revisado agora incluirá uma contraprestação “firme” de US $ 380 milhões a pagar por US $ 150 milhões no fechamento da transação; compensação de ajuste de fechamento, compreendendo os fluxos de caixa operacionais e de investimento no período desde a data efetiva da transação até a data de fechamento, o depósito (pago na execução do SPA em julho de 2019), juntamente com os juros a pagar mediante contraprestação firme; e contraprestação “firme” diferida a pagar 18 meses após o fechamento (igual a US $ 380 milhões menos o ajuste de fechamento, menos US $ 150 milhões a pagar no fechamento).
- Navio de guerra alemão abate drone em autodefesa próximo ao Líbano
- Bravante busca expansão no setor marítimo enquanto novos investimentos florescem no horizonte energético
- Festival de esportes náuticos em Salvador promete diversão e apoio à luta contra o câncer de mama neste domingo 20
- Especialistas discutem soluções para logística sustentável no Hydrogen Dialogue América Latina
Reajuste da Karoon no preço da compra revisado
O preço de compra revisado também incluirá, no total, US $ 285 milhões (mais juros a 2% ao ano) da contraprestação contingente a pagar com base no preço médio diário anual do petróleo Platts Dated Brent (com base em limites entre ≥ $ 50 por barril e ≥ US $ 70 por barril) em relação aos anos civis de 2022 a 2026 (inclusive); e US $ 50 milhões adicionais no caso de o preço médio do petróleo Brent exceder US $ 100 / bbl em 2020 (que permanece em vigor a partir do SPA original).