1. Início
  2. / Notícias
  3. / B3 e ABTP assinam protocolo de intenções para desenvolvimento dos meios de transporte no Brasil
Tempo de leitura 3 min de leitura

B3 e ABTP assinam protocolo de intenções para desenvolvimento dos meios de transporte no Brasil

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 09/11/2021 às 23:43
Atualizado em 19/08/2022 às 05:09
A ABTP e a B3 assinaram um protocolo de intenções que visa a expansão no desenvolvimento do setor de transportes, com foco na infraestrutura
A ABTP e a B3 assinaram um protocolo de intenções que visa a expansão no desenvolvimento do setor de transportes, com foco na infraestrutura. Fonte: Divulgação

A ABTP e a B3 assinaram um protocolo de intenções que visa a expansão no desenvolvimento do setor de transportes, com foco na infraestrutura

A necessidade de melhorias nos meios de transportes é cada vez mais visível e é essencial ter o apoio do governo com investimentos nessa área. Pensando nisso, a Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP) e a B3, bolsa de valores do Brasil, assinaram, nesta última sexta-feira, (05/11), um protocolo de intenções que tem como objetivo o desenvolvimento desse setor, principalmente em relação à infraestrutura. 

Leia também:

Protocolo de intenções busca ações conjuntas para expandir o setor de transportes no país

A ABTP e a B3 estão cientes acerca da necessidade de melhorias na infraestrutura do setor de transportes no Brasil, como a estrutura dos portos e rodovias, há algum tempo e, pensando em mudar isso, assinaram um protocolo de intenções para buscarem alternativas viáveis em conjunto para minimizar esse problema. O setor de transportes no país é cada vez mais sucateado, negligenciado e isso causa impactos diretos na qualidade de vida da população e na logística do mercado brasileiro. 

Jesualdo Conceição da Silva, diretor-presidente da ABTP comentou acerca do protocolo assinado entre a associação e a B3 e destacou alguns objetivos que os dois órgãos possuem para o desenvolvimento do setor no país. O executivo ainda destacou que “a assinatura desse protocolo de intenções é muito importante para que possamos trocar conhecimentos e unir forças com o objetivo de promover o desenvolvimento do setor de infraestrutura de transportes, segmento estratégico ao crescimento econômico do país”.

O protocolo de intenções foi assinado entre a ABTP e a B3 com o objetivo de, juntos, avaliar soluções que sejam viáveis e possam ser colocadas em prática para desenvolver o setor no país, uma vez que ele é essencial para expandir o comércio e garantir um bom desenvolvimento do Brasil no mercado, tanto nacional quanto em escala internacional. A previsão é de que sejam criados projetos voltados para a melhoria na infraestrutura do setor, com reformas e investimentos que possam concretizar esse desejo entre os parceiros. 

Ações previstas no protocolo de intenções podem potencializar o desenvolvimento brasileiro 

As principais ações que estão previstas para acontecer nos próximos anos com o acordo assinado entre a ABTP e a B3 incluem investimentos em estudos, o intercâmbio de experiências e informações técnicas e científicas, a elaboração eventos e palestras que incluam desejos em comum, bem como a elaboração e a prática de projetos que visem melhorias na infraestrutura. O protocolo também tem como objetivo a criação de boas práticas a serem disseminadas pelo país. 

Daniel Sonder, CFO da B3 comentou acerca da necessidade de investimentos nesse setor e da parceria entre os órgãos, destacando que “há 30 anos a bolsa reúne investidores do setor privado e bons ativos em um ambiente qualificado, com o compromisso de fortalecer o ecossistema de negócios com qualidade técnica, isenção e transparência. A B3 se orgulha em ajudar a fomentar e viabilizar bons negócios para os setores de infraestrutura e transporte,com projetos que geram crescimento para o país e melhorias para a sociedade”.

Com a assinatura do protocolo de intenções, o que se espera são futuros investimentos e projetos que possam, de fato, concretizar uma melhoria na infraestrutura dos meios de transportes no Brasil e o desenvolvimento desse setor, com impacto direto na economia do país e na qualidade de vida dos brasileiros.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

Compartilhar em aplicativos