1. Início
  2. / Notícias
  3. / B3 e ABTP assinam protocolo de intenções para desenvolvimento dos meios de transporte no Brasil
Tempo de leitura 3 min de leitura

B3 e ABTP assinam protocolo de intenções para desenvolvimento dos meios de transporte no Brasil

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 09/11/2021 às 23:43
A ABTP e a B3 assinaram um protocolo de intenções que visa a expansão no desenvolvimento do setor de transportes, com foco na infraestrutura
A ABTP e a B3 assinaram um protocolo de intenções que visa a expansão no desenvolvimento do setor de transportes, com foco na infraestrutura. Fonte: Divulgação

A ABTP e a B3 assinaram um protocolo de intenções que visa a expansão no desenvolvimento do setor de transportes, com foco na infraestrutura

A necessidade de melhorias nos meios de transportes é cada vez mais visível e é essencial ter o apoio do governo com investimentos nessa área. Pensando nisso, a Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP) e a B3, bolsa de valores do Brasil, assinaram, nesta última sexta-feira, (05/11), um protocolo de intenções que tem como objetivo o desenvolvimento desse setor, principalmente em relação à infraestrutura. 

Leia também:

Protocolo de intenções busca ações conjuntas para expandir o setor de transportes no país

A ABTP e a B3 estão cientes acerca da necessidade de melhorias na infraestrutura do setor de transportes no Brasil, como a estrutura dos portos e rodovias, há algum tempo e, pensando em mudar isso, assinaram um protocolo de intenções para buscarem alternativas viáveis em conjunto para minimizar esse problema. O setor de transportes no país é cada vez mais sucateado, negligenciado e isso causa impactos diretos na qualidade de vida da população e na logística do mercado brasileiro. 

Jesualdo Conceição da Silva, diretor-presidente da ABTP comentou acerca do protocolo assinado entre a associação e a B3 e destacou alguns objetivos que os dois órgãos possuem para o desenvolvimento do setor no país. O executivo ainda destacou que “a assinatura desse protocolo de intenções é muito importante para que possamos trocar conhecimentos e unir forças com o objetivo de promover o desenvolvimento do setor de infraestrutura de transportes, segmento estratégico ao crescimento econômico do país”.

O protocolo de intenções foi assinado entre a ABTP e a B3 com o objetivo de, juntos, avaliar soluções que sejam viáveis e possam ser colocadas em prática para desenvolver o setor no país, uma vez que ele é essencial para expandir o comércio e garantir um bom desenvolvimento do Brasil no mercado, tanto nacional quanto em escala internacional. A previsão é de que sejam criados projetos voltados para a melhoria na infraestrutura do setor, com reformas e investimentos que possam concretizar esse desejo entre os parceiros. 

Ações previstas no protocolo de intenções podem potencializar o desenvolvimento brasileiro 

As principais ações que estão previstas para acontecer nos próximos anos com o acordo assinado entre a ABTP e a B3 incluem investimentos em estudos, o intercâmbio de experiências e informações técnicas e científicas, a elaboração eventos e palestras que incluam desejos em comum, bem como a elaboração e a prática de projetos que visem melhorias na infraestrutura. O protocolo também tem como objetivo a criação de boas práticas a serem disseminadas pelo país. 

Daniel Sonder, CFO da B3 comentou acerca da necessidade de investimentos nesse setor e da parceria entre os órgãos, destacando que “há 30 anos a bolsa reúne investidores do setor privado e bons ativos em um ambiente qualificado, com o compromisso de fortalecer o ecossistema de negócios com qualidade técnica, isenção e transparência. A B3 se orgulha em ajudar a fomentar e viabilizar bons negócios para os setores de infraestrutura e transporte,com projetos que geram crescimento para o país e melhorias para a sociedade”.

Com a assinatura do protocolo de intenções, o que se espera são futuros investimentos e projetos que possam, de fato, concretizar uma melhoria na infraestrutura dos meios de transportes no Brasil e o desenvolvimento desse setor, com impacto direto na economia do país e na qualidade de vida dos brasileiros.

Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

Compartilhar em aplicativos