A Qair, famosa pelos seus projetos em produção de energia limpa, fez uma visita recente à Suape para um possível projeto envolvendo o hidrogênio verde
A emissão de gás carbônico na produção energética é um problema que impacta de forma agressiva o meio ambiente e preocupa as grandes companhias. Pensando nisso, a Qair vem investindo cada vez mais em energia limpa e, na última quinta-feira, (28/10), fez uma visita à Suape, no Pernambuco, para firmar um projeto futuro que envolverá a produção de hidrogênio verde.
Outras notícias interessantes do setor:
Produção de hidrogênio verde em Suape é a nova aposta da Qair para um futuro mais sustentável
O objetivo da empresa francesa Qair é sempre buscar mais alternativas e expandir a sua produção de energia limpa pelo mundo inteiro e, durante a visita à Suape, no Pernambuco, a companhia começou a firmar acordos para projeto de produção de hidrogênio verde na região. A comitiva da empresa francesa era liderada pelo próprio chairman (presidente), Louis Blanchard, e foi recebida em solo brasileiro pelo secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Julio; pelo diretor-presidente de Suape, Roberto Gusmão; e demais diretores executivos.
O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Julio, comentou sobre a visita do chairman e afirmou que “é um momento marcante para Pernambuco receber o chairman da empresa, que veio de fora do Brasil para visitar o porto. Ele vai estar no terreno para conhecer a área de implantação do projeto junto com a diretoria de Suape e os executivos que tomam conta da operação no país. É mais um passo que nos traz, cada dia mais, a certeza de que a gente verá esse grande empreendimento em breve”.
- Navio de guerra alemão abate drone em autodefesa próximo ao Líbano
- Bravante busca expansão no setor marítimo enquanto novos investimentos florescem no horizonte energético
- Festival de esportes náuticos em Salvador promete diversão e apoio à luta contra o câncer de mama neste domingo 20
- Especialistas discutem soluções para logística sustentável no Hydrogen Dialogue América Latina
O projeto, liderado pela Qair, terá investimentos de cerca de R$ 4 bilhões de dólares e será benéfico tanto para a empresa quanto para o Brasil, uma vez que irá gerar empregos de forma direta e indireta e alavancar a economia local. Após a reunião entre as comitivas, o chairman seguiu para visitar a área portuária, a quarta maior na circulação de cargas do Brasil, a estrutura impressionou o presidente da empresa francesa durante a visita e o projeto tem grande potencial para o país.
Hidrogênio verde é uma ótima alternativa para a produção energética sem a emissão de gás carbônico
O projeto desenvolvido pela Qair, em Suape, visa a produção de energia através do hidrogênio verde, que é obtido a partir de uma usina de eletrólise, separando o hidrogênio e o oxigênio da água. A substância obtida é chamada de verde justamente por não gerar impactos ambientais e ser uma fonte 100% renovável e sustentável, sendo utilizado como insumo para a produção industrial, principalmente em solo europeu, e até mesmo como combustível em algumas situações.
O diretor-presidente da Suape, Roberto Gusmão, destacou alguns pontos importantes acerca da parceria com a empresa francesa para o projeto, e afirmou que “Esse projeto mostra a capacidade do Complexo de Suape e sua diversidade em abraçar empreendimentos de diversos segmentos. Estamos de olho no futuro, já que o hidrogênio verde é uma inovação mundial, tem grande potencial de investimento, sustentabilidade e desenvolvimento da economia verde”.
A estrutura que será criada em Suape terá a capacidade para realizar os processos de eletrólise, bombeamento e liquefação da substância, que irão permitir a distribuição do produto para longas distâncias, além de realizar a reforma do gás natural. Com o projeto da Qair, Suape e o estado de Pernambuco darão um passo ao futuro para uma produção energética mais consciente e sustentável, além da geração de empregos e crescimento econômico.