1. Início
  2. / Notícias
  3. / Presidente da empresa mundial Qair faz visita à Suape e busca parceria futura para projeto de hidrogênio verde
Tempo de leitura 3 min de leitura

Presidente da empresa mundial Qair faz visita à Suape e busca parceria futura para projeto de hidrogênio verde

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 28/10/2021 às 22:49
Atualizado em 19/08/2022 às 05:09
A Qair, famosa pelos seus projetos em produção de energia limpa, fez uma visita recente à Suape para um possível projeto envolvendo o hidrogênio verde
A Qair, famosa pelos seus projetos em produção de energia limpa, fez uma visita recente à Suape para um possível projeto envolvendo o hidrogênio verde. Fonte: Divulgação

A Qair, famosa pelos seus projetos em produção de energia limpa, fez uma visita recente à Suape para um possível projeto envolvendo o hidrogênio verde

A emissão de gás carbônico na produção energética é um problema que impacta de forma agressiva o meio ambiente e preocupa as grandes companhias. Pensando nisso, a Qair vem investindo cada vez mais em energia limpa e, na última quinta-feira, (28/10), fez uma visita à Suape, no Pernambuco, para firmar um projeto futuro que envolverá a produção de hidrogênio verde.

Outras notícias interessantes do setor:

Produção de hidrogênio verde em Suape é a nova aposta da Qair para um futuro mais sustentável

O objetivo da empresa francesa Qair é sempre buscar mais alternativas e expandir a sua produção de energia limpa pelo mundo inteiro e, durante a visita à Suape, no Pernambuco, a companhia começou a firmar acordos para projeto de produção de hidrogênio verde na região. A comitiva da empresa francesa era liderada pelo próprio chairman (presidente), Louis Blanchard, e foi recebida em solo brasileiro pelo secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Julio; pelo diretor-presidente de Suape, Roberto Gusmão; e demais diretores executivos. 

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Julio, comentou sobre a visita do chairman e afirmou que “é um momento marcante para Pernambuco receber o chairman da empresa, que veio de fora do Brasil para visitar o porto. Ele vai estar no terreno para conhecer a área de implantação do projeto junto com a diretoria de Suape e os executivos que tomam conta da operação no país. É mais um passo que nos traz, cada dia mais, a certeza de que a gente verá esse grande empreendimento em breve”.

O projeto, liderado pela Qair, terá investimentos de cerca de R$ 4 bilhões de dólares e será benéfico tanto para a empresa quanto para o Brasil, uma vez que irá gerar empregos de forma direta e indireta e alavancar a economia local. Após a reunião entre as comitivas, o chairman seguiu para visitar a área portuária, a quarta maior na circulação de cargas do Brasil, a estrutura impressionou o presidente da empresa francesa durante a visita e o projeto tem grande potencial para o país. 

Hidrogênio verde é uma ótima alternativa para a produção energética sem a emissão de gás carbônico

O projeto desenvolvido pela Qair, em Suape, visa a produção de energia através do hidrogênio verde, que é obtido a partir de uma usina de eletrólise, separando o hidrogênio e o oxigênio da água. A substância obtida é chamada de verde justamente por não gerar impactos ambientais e ser uma fonte 100% renovável e sustentável, sendo utilizado como insumo para a produção industrial, principalmente em solo europeu, e até mesmo como combustível em algumas situações. 

O diretor-presidente da Suape, Roberto Gusmão, destacou alguns pontos importantes acerca da parceria com a empresa francesa para o projeto, e afirmou que “Esse projeto mostra a capacidade do Complexo de Suape e sua diversidade em abraçar empreendimentos de diversos segmentos. Estamos de olho no futuro, já que o hidrogênio verde é uma inovação mundial, tem grande potencial de investimento, sustentabilidade e desenvolvimento da economia verde”.

A estrutura que será criada em Suape terá a capacidade para realizar os processos de eletrólise, bombeamento e liquefação da substância, que irão permitir a distribuição do produto para longas distâncias, além de realizar a reforma do gás natural. Com o projeto da Qair, Suape e o estado de Pernambuco darão um passo ao futuro para uma produção energética mais consciente e sustentável, além da geração de empregos e crescimento econômico.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

Compartilhar em aplicativos