1. Início
  2. / Notícias
  3. / Navios de guerra da China que podem ser usados ​​para uma possível invasão de Taiwan
Tempo de leitura 2 min de leitura Comentários 0 comentários

Navios de guerra da China que podem ser usados ​​para uma possível invasão de Taiwan

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 17/03/2025 às 15:49
China
Foto: Reprodução

As tensões no Indo-Pacífico continuam aumentando com o fortalecimento da marinha chinesa

Novas imagens divulgadas mostram grandes navios de guerra chineses. Especialistas apontam que essas embarcações podem ser usadas em uma eventual invasão de Taiwan. As fotos foram registradas no Estaleiro Guangzhou, no sul da China, perto da costa de Hong Kong.

Elas são equipadas com uma ponte rodoviária de 120 metros, projetada para desembarcar tanques diretamente na costa. Essa estrutura permitiria que a China transportasse rapidamente veículos blindados pelo Estreito de Taiwan.

A Dra. Emma Salisbury, pesquisadora do Council of Geostrategy, destacou a importância dessa capacidade. Segundo ela, qualquer ação militar sobre Taiwan exigiria inúmeros navios para mover tropas e equipamentos rapidamente.

Características dos navios

As embarcações possuem oito pilares elevatórios para estabilização enquanto veículos passam sobre elas. Isso cria uma espécie de rodovia temporária no mar.

Na parte traseira, os navios contam com uma rampa autoportante para conexão com outras embarcações.

Essas barcaças foram desenvolvidas para operar com balsas roll-on/roll-off (RO-RO). Essas embarcações são projetadas para transportar veículos militares, como tanques de batalha pesados. Embora tenham uso comercial, seguem especificações militares.

Expansão da frota chinesa

A China tem investido em uma frota de navios de uso duplo. Essas embarcações podem ser convertidas para operações militares quando necessário. Segundo o Dr. Salisbury, essa estratégia inclui navios RO-RO que foram projetados com exigências militares.

Além disso, outras embarcações civis também receberam modificações. Essa iniciativa faz parte de um programa do Exército de Libertação Popular para ampliar suas opções de transporte marítimo.

Com essa nova configuração, a China não dependeria dos portos taiwaneses para desembarcar seus veículos militares. As embarcações poderiam atingir uma variedade maior de locais estratégicos.

As novas imagens reforçam os relatos sobre a crescente expansão naval chinesa. A construção dessas barcaças indica uma preparação logística sofisticada, capaz de facilitar operações anfíbias em larga escala.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Fabio Lucas Carvalho

Jornalista com mais de uma década de experiência, especializado na cobertura de temas estratégicos como indústria naval, tecnologia, economia, geopolítica, setor automotivo, energia renovável e política. Desde 2015, atuo em grandes portais de notícias, com destaque especial para reportagens e análises sobre o setor naval, acompanhando de perto as tendências, desafios e inovações da indústria marítima nacional e internacional.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x