Início Navio que naufragou em 1902 é encontrado em lago nos EUA

Navio que naufragou em 1902 é encontrado em lago nos EUA

outubro 24, 2022 às 3:05 pm
Compartilhe
Siga-nos no Google News
Navio que naufragou em 1902
Navio que naufragou em 1902 (Foto/divulgação)

Um navio que naufragou em 13 de outubro de 1902 foi encontrado no Lago Superior, a 56 quilômetros de Cape Vermilion, Michigan, EUA, segundo a Great Lakes Historic Shipwreck Society (GLSHS).

Segundo a entidade, tratava-se de uma barcaça 129 de 89 metros que afundou quase 200 metros de profundidade. Em 2021, a GLSHS, em parceria com a Marine Sonic Technology, conduziu uma investigação usando um sistema de rastreamento subaquático por sonar de varredura lateral que encontrou o navio e outros oito destroços.

Saiba mais sobre o naufrágio

A barca 129 estava rebocando o vapor Maunaloa carregado com minério de ferro quando a tempestade atingiu. O mar agitado ficou tenso, eventualmente quebrando o cabo que ligava os dois navios. O navio está à mercê da tempestade.

Artigos recomendados

Em um comunicado, o GLSHS informou que o Mauna Loa virou na tentativa de reconectar o cabo de reboque, mas o vento e as ondas fizeram com que os dois navios colidissem, com a âncora de bombordo do Mauna Loa passando pelo lado estibordo da Barca 129.

Quando a barca começou a afundar, o capitão Josiah Bailey e sua tripulação se moveram rapidamente em um esforço para ativar um bote salva-vidas. A tripulação do Maunaloa ficou de prontidão e eventualmente ajudou a tripulação da Barca 129 a bordo quando o outro navio afundou.

Este tipo de barco é movido a vapor e o casco é continuamente curvado da vertical para a horizontal acima da linha d’água. “São navios muito incomuns”, disse Bruce Lynn, diretor executivo do grupo, descrevendo o momento em que viram o navio. “Você pode ver claramente o arco único e parte da corrente ainda está no lugar… foi um momento incrível!”

O estado danificado da barca 129 surpreendeu a equipe.

Whalebacks eram um tipo de navio a vapor de carga com cascos baixos e arredondados, decks e convés projetados para reduzir a resistência à água e ao vento, de acordo com o Smithsonian. Entre 1887 e 1898, 44 baleias foram produzidas: 23 eram barcaças e 21 eram navios a vapor, incluindo um navio de passageiros.

A sociedade fez a descoberta junto com outros oito naufrágios em 2021 usando tecnologia de sonar, mas esperou até o 120º aniversário do naufrágio para fazer o anúncio.

Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais. Não esqueça de comentar e compartilhar.
Facebook Facebook
Twitter Twitter
LinkedIn LinkedIn
Google News Google News

Relacionados
Mais recentes