1. Início
  2. / Notícias
  3. / Navio chinês colidiu e afundou um graneleiro norte-coreano que supostamente transportava carvão de forma ilegal
Tempo de leitura 2 min de leitura Comentários 0 comentários

Navio chinês colidiu e afundou um graneleiro norte-coreano que supostamente transportava carvão de forma ilegal

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 14/03/2025 às 10:43
Navio chinês, graneleiro
USN

O comércio marítimo enfrenta desafios constantes relacionados ao contrabando e segurança. Um recente incidente envolvendo um navio chinês e um graneleiro norte-coreano levantou suspeitas sobre atividades ilegais no transporte de carvão

Um graneleiro norte-coreano, supostamente envolvido em contrabando de carvão, afundou no mês passado após colidir com um navio de carga chinês.

O incidente ocorreu no Mar Amarelo, região conhecida pelo tráfico ilegal de mercadorias entre a China e a Coreia do Norte.

Segundo relatos divulgados pela agência Yonhap, cerca de 20 marinheiros desapareceram. O governo chinês não confirmou o ocorrido.

Acidente em meio ao contrabando

A colisão teria acontecido em fevereiro, sob condições de forte neblina. Fontes citadas pelo relatório afirmam que o graneleiro norte-coreano estava sobrecarregado com carvão e não resistiu ao impacto.

O navio e a carga afundaram juntos“, disse uma fonte anônima.

O navio chinês teria sofrido apenas danos leves e conseguiu resgatar algumas pessoas, mas entre 15 e 20 marinheiros não foram encontrados.

A China não teria relatado o acidente, possivelmente para evitar implicações relacionadas às sanções da ONU contra a Coreia do Norte.

O contrabando de carvão é proibido pelo Conselho de Segurança da ONU, mas continua sendo uma importante fonte de renda para o governo norte-coreano.

Dificuldade em confirmar os fatos

O canal NK News investigou os avisos da Administração de Segurança Marítima da China e encontrou registros de um naufrágio no Mar Amarelo, a cerca de 80 km de Lianyungang.

No entanto, os detalhes da embarcação envolvida não foram divulgados. Outro aviso em 17 de fevereiro menciona um naufrágio próximo à costa de Ningbo-Zhoushan, também sem informações sobre a bandeira ou tipo de navio.

A Coreia do Norte depende de uma frota envelhecida para seu transporte marítimo. Em junho de 2024, outro naufrágio teria resultado na morte de até 90 soldados norte-coreanos, segundo a inteligência sul-coreana.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Tags
Fabio Lucas Carvalho

Jornalista com mais de uma década de experiência, especializado na cobertura de temas estratégicos como indústria naval, tecnologia, economia, geopolítica, setor automotivo, energia renovável e política. Desde 2015, atuo em grandes portais de notícias, com destaque especial para reportagens e análises sobre o setor naval, acompanhando de perto as tendências, desafios e inovações da indústria marítima nacional e internacional.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x