O ano de 2022 será de grande importância para o desenvolvimento da sustentabilidade nas operações da Maersk e a empresa já está investindo na implantação de 300 caminhões elétricos para a realização do transporte de cargas
Durante esta última segunda-feira, (28/03), a companhia de logística e movimentação de cargas Maersk comentou sobre a implantação que será feita de 300 caminhões elétricos para as operações de transporte de cargas. Assim, a empresa reafirma o seu compromisso ambiental e destaca que irá levar a sustentabilidade para o maior número de segmentos dentro da sua logística de operações.
Veja também:
Companhia Maersk anuncia plano de sustentabilidade para começar a utilizar 300 caminhões elétricos durante os próximos anos e reduzir os impactos ambientais no transporte de cargas
O segmento de transporte de cargas é um dos maiores vilões quando o assunto é a emissão de gases poluentes ao meio ambiente, uma vez que, dentro deste setor, a predominância de veículos que funcionam a base de combustíveis fósseis ainda é bastante vista. No entanto, muitas empresas estão desenvolvendo projetos de sustentabilidade em busca de minimizar os impactos ambientais nas operações e garantir uma descarbonização nesses veículos durante os próximos anos dentro do segmento de transporte de cargas terrestre.
Assim, a companhia Maersk, uma gigante na movimentação de cargas e logística portuária, anunciou também o seu plano de sustentabilidade para os próximos anos, em busca de garantir operações mais limpas e com mais compromisso ambiental durante os próximos anos. O projeto da empresa irá contar com a implantação de 300 caminhões elétricos em parceria com a Einride, como forma de minimizar as emissões de gases poluentes à atmosfera ao longo das operações de transporte de cargas por toda a América durante os anos de 2023 e 2025.
A frota inicial de caminhões será da Classe 8 8TT Gen 3, fabricado pela BYD e a parceria com a Einride iniciará o primeiro uso em larga escala do sistema operacional digital de frete rodoviário da empresa, que centraliza a tomada de decisões e automatiza diversos processos dentro da cadeia de transporte de cargas, viabilizando assim operações mais eficientes e tecnológicas, bem como um maior controle de toda a atividade que será realizada com a utilização dos caminhões elétricos para as operações de movimentação de cargas na América.
Plano da Maersk é um dos maiores já criados para trazer a sustentabilidade no transporte de cargas e minimizar a emissão de gases poluentes na atmosfera
Que a Maersk se posiciona há vários anos a favor do compromisso ambiental dentro das suas operações no setor de transporte de cargas, isso é fato. Mas agora, a empresa pretende expandir esses projetos de forma muito mais significativa e o plano de implantação dos caminhões elétricos é um dos maiores projetos de sustentabilidade já desenvolvidos por uma companhia de transporte de cargas, com foco na redução da emissão de gases poluentes.
Assim, o CEO do departamento de Ocean & Logistics da Maersk, Vincent Clerc, comentou sobre a relevância do plano para trazer a sustentabilidade nas operações e afirmou: “Nossos clientes buscam não só o conceito, mas ações tangíveis em cadeias de suprimentos sustentáveis. O pedido é um passo importante na construção de nossa base de descarbonização de ponta a ponta, além de abordar os desafios do transporte terrestre dos clientes. A Maersk tem um plano abrangente de descarbonização em andamento para nossas atividades oceânicas, que representam 93% de todas as emissões relacionadas à empresa”.
Agora, a companhia aguarda o ano de 2023 para o início do recebimento dos caminhões elétricos e, até o ano de 2025, conseguirá ter implantado todos os 300 veículos dentro da sua frota para um transporte de cargas com mais sustentabilidade e compromisso ambiental.