O terminal da Raízen foi inaugurado no Complexo Portuário do Itaqui e irá expandir ainda mais as operações de movimentação de cargas com foco nos combustíveis dentro da área do porto
Na última semana, o Complexo Portuário do Itaqui realizou a inauguração do terminal de movimentação de cargas da Raízen, a nova aposta da empresa para as operações envolvendo combustíveis no mercado nacional. Assim, até essa sexta-feira, (25/03), a expansão do porto dentro no segmento de cargas no país irá ser expandida consideravelmente após o início definitivo das operações dentro do local.
Notícias do setor:
Raízen inaugura terminal de movimentação de cargas com foco em combustíveis no Complexo Portuário do Itaqui
O Brasil é um dos maiores países quando se trata de movimentação de cargas com foco nos combustíveis, uma vez que o país é um grande produtor desse recurso e, além disso, possui uma estrutura portuária invejável em relação às outras nações. Assim, a companhia Raízen apostou dentro desse segmento e inaugurou o seu terminal de movimentação de cargas dentro do Complexo Portuário do Itaqui, que focará nas operações envolvendo os combustíveis produzidos no mercado brasileiro.
A construção do terminal necessitou de um total de R$ 200 milhões ao longo de todo o projeto e o local agora possui capacidade para movimentar 1,5 bilhão de litros de combustíveis por ano e pode armazenar até 80 milhões de litros gasolina A, Diesel S10 e S500, produto essencial para as operações de movimentação de cargas dentro do setor portuário nacional. O local foi construído em 140 mil metros quadrados na retroárea do Porto do Itaqui e promete ser um grande ponto positivo para a expansão da relevância do porto no mercado nacional.
Assim, a oferta de combustíveis na região, principalmente para os estados do Maranhão, Piauí, Pará e Tocantins, será bastante expandida durante os próximos meses e o local ainda irá funcionar como hub de cargas para outros portos da região Norte e Nordeste. Já em operação dentro do Complexo Portuário do Itaqui, o terminal da Raízen tem capacidade para se tornar um dos maiores do local dentro das operações de movimentação de cargas com foco nos combustíveis nacional e poderá trazer grandes resultados para o porto nos próximos anos.
Inauguração do novo terminal da Raízen no Complexo Portuário marca um grande passo para a expansão nas atividades de movimentação de cargas no porto
A construção do novo terminal no Complexo Portuário do Itaqui faz parte do pacote de investimentos privados em infraestrutura que somam mais de R$ 2 bilhões e já está trazendo grandes resultados para as operações no porto. Além do terminal da Raízen, o pacote de investimentos também inclui a segunda fase do Terminal de Grãos do Maranhão (TEGRAM), o novo terminal de fertilizantes, o berço 99 e o novo terminal de celulose, com o objetivo de garantir uma expansão ainda maior do porto no mercado nacional.
Assim, António Simões, vice-presidente de Logística, Distribuição e Energia da Raízen, comentou sobre a relevância dessa inauguração para o porto e destacou que “A inauguração do terminal de Itaqui é um importante marco logístico e econômico para o país, principalmente nas regiões Norte e Nordeste. Em um momento tão incerto que enfrentamos atualmente, a nova operação irá gerar empregos e movimentará o setor positivamente, ajudando na manutenção de setores essenciais da economia, reduzindo custos e otimizando processos”.
Por fim, o projeto de obras do terminal foi essencial para garantir oportunidades de emprego para os moradores da região, uma vez que mais de 1500 postos de trabalho foram disponibilizados, de forma direta e indireta, ao longo de toda a construção do terminal no Complexo Portuário do Itaqui.