1. Início
  2. / Notícias
  3. / Israelenses fornecerão suíte de defesa de navios para fragatas europeias
Tempo de leitura 2 min de leitura Comentários 0 comentários

Israelenses fornecerão suíte de defesa de navios para fragatas europeias

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 17/03/2025 às 16:04
fragatas
. (Rafael Advanced Defense Systems)

A modernização das forças navais tem se tornado uma prioridade global, e a Europa busca fortalecer sua frota com tecnologia de ponta. Empresas israelenses foram escolhidas para fornecer uma suíte de defesa avançada para fragatas europeias, elevando a segurança marítima e a proteção contra ameaças modernas.

A Rafael e a Elbit Systems fornecerão contramedidas eletrônicas para proteger fragatas de um país europeu da OTAN contra mísseis anti-navio. O anúncio foi feito pelas empresas na segunda-feira.

Os sistemas combinam soluções das duas companhias. A Elbit fornecerá o sistema de controle e lançamento de chamarizes DESEAVER MK-4 (DCLS), enquanto a Rafael contribuirá com uma série de contramedidas.

Essas tecnologias atuam para neutralizar ameaças como buscadores avançados de mísseis anti-navio (ASM), segundo comunicado das empresas.

O sistema integrado dispara diferentes tipos de chamarizes de vários lançadores para enfrentar múltiplas ameaças simultaneamente.

Segundo as empresas, essa solução representa a quarta geração de sistemas de distribuição de guerra eletrônica naval, aprimorando a defesa de embarcações contra ataques.

Detalhes do contrato

As empresas não revelaram quais governos adquirirão os sistemas nem o valor do acordo. No entanto, informaram que a execução do contrato levará quatro anos e que serão entregues sistemas para cinco fragatas.

Uma possibilidade é que os compradores sejam a Holanda e a Bélgica. Os dois países anunciaram, em abril de 2023, a compra de duas fragatas antissubmarinos cada. As embarcações estão sendo construídas pelo estaleiro Damen, com eletrônica da Thales.

A primeira fragata holandesa deve ser entregue no fim de 2029, enquanto a Bélgica receberá seu primeiro navio no segundo semestre de 2030.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Fabio Lucas Carvalho

Jornalista com mais de uma década de experiência, especializado na cobertura de temas estratégicos como indústria naval, tecnologia, economia, geopolítica, setor automotivo, energia renovável e política. Desde 2015, atuo em grandes portais de notícias, com destaque especial para reportagens e análises sobre o setor naval, acompanhando de perto as tendências, desafios e inovações da indústria marítima nacional e internacional.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x