Com essa área, a Caruaru Alimentos prevê lucros maiores ao dobrar seu abastecimento no Porto de Santana, além de gerar muitas vagas de emprego para a comunidade local
Logo após de vencer o leilão e conquistar uma área de 3,1 mil metros quadrados, localizado no Porto de Santana, no estado do Amapá, a Caruaru Alimentos revelou nessa última quarta-feira, 22, quais serão as atividades desenvolvidas a partir do primeiro semestre de 2021. Com a ampliação no transporte de cargas, a companhia visa dobrar a capacidade no que diz respeito ao abastecimento de grãos. Com a vitória obtida, a empresa deverá atuar no local pelos próximos 25 anos. a expectativa é que sejam gerados, 600 vagas de emprego, seja de forma direta ou indireta.
Artigos que talvez lhe interessem:
Conheça os próximos passos da Caruaru Alimentos, após vencer leilão e conquistar uma área no Porto de Santana
Antes de vencer o leilão, a empresa já operava no Porto há quase seis anos. No entanto, isso só era possível graças a concessões renováveis a cada 6 meses. A companhia, considerada uma das principais no quesito de processamento de milho, soja, girassol e canola, irá investir R$ 43 milhões. Além disso, esse investimento será responsável por abrir novas vagas de emprego.
O fator importante para a Caruaru Alimentos é a localização estratégica do Porto de Santana, situado na foz do Rio Amazonas. Ao investir nesse local, a empresa visa um possível escoamento nos grãos produzidos e colhidos na Região Centro-Oeste do Brasil.
Conforme o diretor de Logística e Portos do Grupo Caramuru, “estamos com uma fábrica em Sorriso-MT. Então, quando se olha para os portos do Sul e se olha para os do Norte, há uma atratividade muito grande e chamou a atenção da nossa empresa. Esse porto vai receber toda a carga que vem de Sorriso, todas as barcaças, da origem do Porto de Itaituba no Pará, e transportamos para o porto de Bach, na Alemanha”.
Com essa localização privilegiada no Porto de Santana, haverá uma redução quanto ao tempo de viagem referente a movimentação de granéis sólidos vegetais. Dessa forma, uma movimentação que antes durava uma semana, agora poderá ser realizada em, pelo menos, três dias.
Perspectivas da Caruaru Alimentos para o Porto de Santana e criação de novas vagas de emprego
Um dos principais investimentos a ser realizado no terminal portuário, será ampliar a estrutura de shiploader. Trata-se de um equipamento usado para auxiliar o transporte de carga, desde o solo até o navio. Partindo desse princípio, é que está sendo previsto uma duplicação no que diz respeito ao abastecimento das embarcações.
A Companhia Docas de Santana (CDSA) é a responsável pelo gerenciamento do Porto. Assim, a shiploader não será benéfica somente para as cargas da Caruaru Alimentos, como também, irá auxiliar todas as outras companhias de exportação, que estão presentes no local.
Para o Prefeito do município, Bala Rocha, “a expectativa é que a cidade e principalmente o porto, desenvolva com mais celeridade e traga benefícios, como geração de renda. Modernizando os equipamentos portuários e essa modernização vai permitir uma agilidade maior no carregamento dos navios”. Em contrapartida, ainda não foi divulgado nenhuma informação quanto as vagas de emprego.