1. Início
  2. / Portos e estaleiros
  3. / Volume movimentado de cargas no Porto de Santos cresce 7,3% em novembro
Tempo de leitura 3 min de leitura

Volume movimentado de cargas no Porto de Santos cresce 7,3% em novembro

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 27/12/2021 às 11:07
Atualizado em 19/08/2022 às 05:09
O Porto de Santos bateu a marca de 11,2 milhões de toneladas de cargas movimentadas durante o mês de novembro, obtendo um crescimento de 7,3%
O Porto de Santos bateu a marca de 11,2 milhões de toneladas de cargas movimentadas durante o mês de novembro, obtendo um crescimento de 7,3%. Fonte: Reprodução

O Porto de Santos bateu a marca de 11,2 milhões de toneladas de cargas movimentadas durante o mês de novembro e obteve um crescimento de 7,3% em relação ao mês anterior

A presença do Porto de Santos no segmento de movimentação e exportação de cargas no mercado nacional e internacional já é bastante reconhecida e, durante esta última quinta-feira, (23/12), os representantes do local comentaram sobre a marca de 11,2 milhões de toneladas de cargas circuladas apenas no mês de novembro, o que representou um crescimento de 73% em relação ao mês anterior. 

Não perca:

Porto de Santos bate marca de movimentação de carga de 11,2 milhões de toneladas em novembro de 2021

O Porto de Santos é um dos maiores e mais expressivos dentro do setor portuário brasileiro, em razão do seu alto nível de movimentação de carga durante todo o ano. Agora, o local anunciou a meta batida de 11,2 milhões de toneladas de cargas em movimentação no porto apenas durante o mês de novembro, obtendo um crescimento de 7,3% em relação ao mês de outubro, um salto significativo para as operações no local. 

Além disso, o Porto de Santos também obteve bons resultados no acumulado do ano, uma vez que o total movimentado somou 134,81 milhões de toneladas, 0,1% acima de igual intervalo de 2020 e representou o “melhor resultado até novembro da história”, segundo a Santos Port Authority (SPA), estatal que administra o Porto de Santos. Enquanto os embarques somaram em 11 meses 94,8 milhões de toneladas, e obtiveram uma queda de 4% em relação ao intervalo de janeiro a novembro do ano passado, os desembarques aumentaram 11,3%, para 40 milhões de toneladas.

O diretor-presidente da SPA, Fernando Biral, referindo-se à área STS 53, comentou sobre a importância dos fertilizantes nos resultados significativos de crescimento na circulação de cargas no Porto de Santos e destacou que “Os fertilizantes em geral têm crescido, o que reforça a importância de termos mais um terminal dedicado em Santos”.

Movimentação de contêineres consegue um grande crescimento em 2021 no Porto de Santos 

O Porto de Santos conseguiu marcos significativos durante o ano de 2021 na movimentação de contêineres, já que o local finalizou os 11 primeiros meses de 2021 com uma circulação de 4,4 milhões de TEU (contêiner padrão de 20 pés), 3,5% superior ao recorde anual de 4,2 milhões de TEU registrados nos 12 meses de 2020. O porto ainda espera encerrar o ano com 4,8 milhões de TEU, alta de 14% sobre o exercício anterior e a capacidade instalada do Porto já está preparada para isso, uma vez que é para 5,3 milhões de TEU.

Fernando Biral também ressaltou a relevância da movimentação de contêineres no Porto de Santos e destacou que “A distância entre movimentação e capacidade para contêineres vem diminuindo rapidamente. Isso reitera a necessidade do leilão do STS 10, que será o novo terminal para contêineres do Porto e de extrema importância para atender a indústria”. O executivo ainda destacou a necessidade de novas parceria para atender à demanda do mercado internacional na movimentação de cargas e conseguir expandir ainda mais as operações do Porto de Santos. 

Assim, a participação do Porto de Santos na corrente comercial do Brasil se mantém em 27% e o local segue sendo um dos maiores em termos de movimentação de cargas no setor portuário brasileiro, que já conta com um crescimento expressivo durante os últimos anos e pretende expandir ainda mais nos próximos.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

Compartilhar em aplicativos