1. Início
  2. / Portos e estaleiros
  3. / Exportação de sementes de gergelim no Porto de Paranaguá comprova o potencial do local com diferentes cargas
Tempo de leitura 3 min de leitura

Exportação de sementes de gergelim no Porto de Paranaguá comprova o potencial do local com diferentes cargas

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 06/11/2021 às 13:56
Atualizado em 19/08/2022 às 05:09
O navio Lady Lilly atracou no Porto de Paranaguá para um embarque de carga de sementes de gergelim e outras para exportação
O navio Lady Lilly atracou no Porto de Paranaguá para um embarque de carga de sementes de gergelim e outras para exportação. Fonte: Reprodução

O navio Lady Lilly atracou recentemente no Porto de Paranaguá para um embarque de carga que comprova a eficiência do porto com diferentes cargas, o de sementes de gergelim que serão exportadas 

Durante esta última quarta-feira, (03/11), o navio Lady Lilly atracou no Porto de Paranaguá para receber uma enorme quantidade de cargas de sementes de gergelim que serão exportadas para locais como a Guatemala. Esse embarque significou muito para o porto e comprovou a eficiência do local com a exportação de cargas diversas.

Você não pode ficar sem ler esses artigos:

Lady Lilly irá embarcar cerca de 20 mil toneladas de sementes de gergelim para exportação

A crise de contêineres no mundo inteiro fez com que os fornecedores buscassem novas soluções para a exportação e foi a vez do Porto de Paranaguá mostrar a sua eficiência com o embarque de diferentes cargas. O navio Lady Lilly atracou no porto para receber 4 mil toneladas de sementes em cada um dos cinco porões de embarcação, totalizando 20 mil toneladas de sementes de gergelim ensacadas, que serão exportadas para a Guatemala, saindo do porto brasileiro. 

O diretor empresarial da Portos do Paraná, André Pioli, comentou acerca do embarque e afirmou que “Isso demonstra que o Porto de Paranaguá é um porto eficiente nos diversos tipos de carga, que tem capacidade de operar na importação e exportação. Com a escassez no mercado dos contêineres, os navios de carga geral voltam a procurar Paranaguá como opção eficiente ao serviço”. Além disso, o executivo destacou que “Esse gergelim vai de Paranaguá para a Guatemala, onde será manufaturado e distribuído para o mundo. Na nossa conversa, eles demonstraram buscar no Paraná, além de uma opção de transporte, também a instalação de uma unidade para a manufatura do produto”.

A exportação das sementes de gergelim para a Guatemala, além de comprovar a eficiência do Porto de Paranaguá, também abre portas para novas parcerias na região. A empresa guatemalteca Semillas Universalles destaca a possibilidade de abrir uma unidade no Paraná e aproveitar a logística local para a exportação de sementes de gergelim, utilizados para diferentes produtos no exterior. 

Operação do navio Lady Lilly simboliza um destaque no setor para o Porto de Paranaguá

O embarque das sementes de gergelim no navio Lady Lilly deve ser finalizado na próxima semana, para a exportação acontecer, e essa operação foi bastante significativa para o Porto de Paranaguá, uma vez que comprovou a capacidade que o local tem para diferentes tipos de cargas e como a região pode ser útil para a exportação de produtos diversos para países do exterior. 

O diretor comercial Patrick Ferreira Tavares destacou, acerca da importância dessa operação, que “pela condição do porto abrigar vários tipos de cargas e abrir as portas para novos negócios, e também pela facilidade de espaço, a retroárea, para esse tipo de mercadoria fora do porto”. Além disso, o executivo complementou sobre o assunto e disse “para um navio de 20 mil toneladas foi necessário dispor de um espaço de retroárea de 40 mil toneladas. E esse espaço hoje, nos demais portos brasileiros, é extremamente disputado. Em Paranaguá, há essa disponibilidade”.

Assim, o que se espera para os próximos anos é que o Porto de Paranaguá receba mais investimentos e novas unidades de exportação, para continuar crescendo no setor portuário do Brasil e comprovando a sua alta capacidade para se tornar um dos maiores portos do país, em relação à exportação de cargas.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

Compartilhar em aplicativos