Em 18 de outubro de 2022, no Pavilhão Grego da Euronaval, o Naval Group assinou vários contratos com empresas gregas. Esses contratos fortalecem ainda mais o relacionamento entre o Naval Group e seus parceiros gregos e demonstram o compromisso do Grupo em desenvolver e construir uma forte cooperação industrial com a indústria grega.
Como parte das fragatas FDI planejadas da Marinha grega, o Naval Group projetou um programa robusto de engajamento industrial para desenvolver novas capacidades na indústria grega, sustentar empregos altamente qualificados e gerar subprodutos econômicos de longo prazo na Grécia.
Esse compromisso vai além do programa de fragatas. O Naval Group está comprometido em construir fortes parcerias de longo prazo para apoiar a Marinha grega e contribuir para o desenvolvimento das capacidades de guerra naval da indústria grega.
Até agora, o Naval Group assinou cerca de vinte contratos no total com quinze empresas gregas desde o início do programa FDI HN em março de 2022.
-
Marinha e UFRJ lideram revolução energética: Brasil aposta alto em energia nuclear no mar com reatores modulares que podem transformar plataformas offshore e submarinos
-
Porta-aviões dos EUA em risco: indústria naval entra em alerta e cobra ação urgente do Congresso
-
Brasil reforça poder naval: Marinha adquire navios de guerra britânicos!
-
LAAD 2025 começa no Riocentro com delegações internacionais, lançamentos tecnológicos e negócios bilionários: Maior feira de defesa e segurança da América Latina vai até 4 de abril
Além disso, todas as empresas gregas elegíveis integrarão a cadeia de suprimentos do Naval Group e potencialmente participarão de outros projetos e futuras licitações internacionais, aumentando assim suas capacidades, bem como seus potenciais benefícios econômicos e visibilidade no mercado naval mundial.
Outros programas devem surgir nos próximos meses
Além do Naval Group, o programa FDI apoia várias empresas navais francesas que investem na Grécia para desenvolver parcerias com a indústria grega para criar valor agregado e empregos nas próximas décadas. Através da assinatura de um acordo de cooperação em fevereiro de 2020, o programa FDI facilitou a reconciliação dos dois departamentos navais com GIAN e SEKPY.
Além disso, alguns dos contratos assinados não estão relacionados apenas ao programa FDI HN, como o contrato para VIKING NORSAFE HELLAS, que produzirá FDI RHIBs (barcos infláveis rígidos) para a Marinha grega e outros programas de exportação. Isso demonstra a confiança que o Naval Group tem em seus parceiros gregos, que a empresa vê como um parceiro de longo prazo com quem trabalhará para construir o futuro da indústria naval grega e francesa.
Nesta abordagem, o Naval Group realiza também “On Job Trainings” a favor das empresas gregas para potenciar as suas capacidades, numa perspetiva de cooperação a longo prazo em produtos estratégicos que exigem habilidades avançadas no projeto de última geração.