MENU
Estados
Modo escuro
Menu
Início Snakehead LDUUV, um veículo submarino não tripulado de grande descolamento, é testado pela Divisão NUWC Newport da Marinha dos EUA

Snakehead LDUUV, um veículo submarino não tripulado de grande descolamento, é testado pela Divisão NUWC Newport da Marinha dos EUA

agosto 15, 2022 às 4:45 pm
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
submarino
Submarino (Reprodução: divulgação)

Uma equipe da Marinha dos EUA, liderada pela equipe da Divisão NUWC Newport, apresentou uma preparação de inteligência de ponta a ponta na missão do ambiente operacional (IPOE) com o protótipo de veículo submarino não tripulado de grande deslocamento, que foi nomeado de Snakehead LDUUV, no Narragansett Bay Test Facility, situado no estado de Rhode Island. A iniciativa foi realizada no último dia 08 de agosto.

Neste sentido, para comprovar as suas competências, o Snakehead LDUUV realizou uma entrada de longa distância, além de realizar uma caixa de pesquisa de sonar. Posteriormente, ele voltou para as instalações de teste, demonstrando ser um novo marco na resistência total da surtida. A surtida, que foi conduzida com a Autonomia de Arquitetura Aberta Marítima, completamente desenvolvida pelo Draper Laboratory, coletou com sucesso diversas dados de sonar ao utilizar uma tecnologia desenvolvida no Laboratório de Pesquisa Aplicada da Universidade Estadual da Pensilvânia. Sendo assim, o Snakehead, que é um LDUUV modular, reconfigurável e multi-missão implantável de submarinos e navios de superfície, consegue fornecer orientação e controle, navegação, consciência situacional, propulsão, manobras e sensores em apoio a missão IPOE. Além disso, o Snakehead LDUUV é bastante inovador nas áreas de materiais de casco, certificação de baterias de íons de lítio, sensores avançados e lançamento e recuperação de submarinos e embarcações de superfície. Atualmente, a realização desta grande missão no ambiente operacional pretendido do sistema foi um enorme passo para o programa ganhar confiança nos sistema de software e hardware do veículo, isso à medida que a equipe avança em direção a operações de resistência estendida e capacidade de sistema adicional em camadas. Tais características do Snakehead LDUUV, foram mencionadas por Chris DelMastre, o chefe do Departamento de Plataformas de Guerra Submarina e Integração de Carga Útil da Marinha dos EUA.

Snakehead LDUUV é um passo importante em uma grande missão

Sendo assim, a missão IPOE é um passo importante para a compreensão de uma área de interesse, e busca alimentar o planejamento de um curso de ação relevante para apoiar o combatente. Até o momento, a Snakehead LDUUV realizou 155 missões na água, além de mais de 78 horas de tempo de utilização, usando uma arquitetura de sistema aberto modular controlada pelo governo, o que inclui software de controle de veículo, software de comando, software de autonomia, controle e comunicação – o TopsideC3 – além de um planejamento de missão, operações e análise. Desde o ano passado, a equipe da Marinha dos EUA realizou até 190 horas de simulações, utilizando ferramentas completas de simulação de hardware no circuito e software no circuito. Sendo assim, essas missões simuladas garantem que o software funcione como o pretendido, logo, os parâmetros da missão são definidos corretamente e confirmados pelo veículo. Dessa forma, o sucesso dos testes da Snakehead LDUUV é resultado direto do tempo e energia gastos no projeto do veículo. Por isso, as simulações de hardware e software em laboratório são os principais contribuintes para o sucesso da empreitada na água. No intuito de comprovar os benefícios da Snakehead LDUUV, Allison Philips, líder de teste e avaliação da Division Newport, trouxe um pronunciamento à imprensa: “Os testes até o momento demonstraram uma capacidade de linha de base”, disse Cheryl Mierzwa, gerente de programa técnico da Division Newport para Snakehead. “Os testes futuros fornecerão capacidade, autonomia e resistência adicionais para descobrir o utilitário do sistema.” Por fim, a Marinha dos EUA acredita que a implementação do Snakehead LDUUV seja um passo fundamental para a indústria naval do país, especialmente na construção de um novo cenário baseado na evolução tecnológica e sustentável, que é fundamental nesse tipo de empreitada.

Artigos recomendados

Leia mais: Indústria Naval Global é beneficiada pelo novo cenário pós-pandemia, mas uma questão importante ainda intriga o setor.

Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais. Não esqueça de comentar e compartilhar.
Facebook Facebook
Twitter Twitter
LinkedIn LinkedIn
Google News Google News

Relacionados
Mais recentes