O navio de cruzeiro Scenic Eclipse ancorou na Ilha do Mel, marcando um marco turístico histórico para os Portos do Paraná e impulsionando o turismo local.
Pela primeira vez, um navio de cruzeiro realizou um desembarque direto na Ilha do Mel, um marco histórico para o turismo no litoral paranaense. A Portos do Paraná coordenou a operação de ancoragem do Scenic Eclipse na Baía de Paranaguá, permitindo que 206 turistas e 185 tripulantes conhecessem as belezas naturais da região. A iniciativa reforça o potencial turístico do Paraná e evidencia o compromisso da Portos do Paraná com o desenvolvimento econômico e ambiental do estado.
Navio de cruzeiro faz escala na Ilha do Mel
Na manhã de sexta-feira (28), o navio de cruzeiro Scenic Eclipse fundeou na Baía de Paranaguá, marcando uma nova etapa para o turismo na região.
O local de fundeio foi cuidadosamente definido pela Portos do Paraná em parceria com a praticagem. Pequenas embarcações transportaram os passageiros do navio de cruzeiro até o trapiche da Ilha do Mel, onde foram recepcionados por equipes especializadas e segurança reforçada.
-
Navalshore 2025 bate recordes e promete revolucionar o setor naval brasileiro
-
Marinha e UFRJ lideram revolução energética: Brasil aposta alto em energia nuclear no mar com reatores modulares que podem transformar plataformas offshore e submarinos
-
Brasil encurta o oceano: nova rota direta com a China reduz pela metade o tempo de transporte e muda o jogo do comércio global brasileiro!
-
Gigante dos mares de 6,5 bilhões: Norwegian Aqua redefine o conceito de cruzeiro de luxo com montanha-russa aquática e experiências incríveis!
O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, destacou a importância do momento:
“Este é um momento histórico para o Paraná, que estimula o turismo caiçara. Para nós, como Autoridade Portuária, é uma honra oferecer condições estruturais para receber os visitantes e garantir a segurança da operação com o apoio e a fiscalização da Guarda Portuária”.
Segurança e estrutura para a recepção de turistas
Para garantir a segurança da operação, a Portos do Paraná contou com o apoio da Guarda Portuária, que monitorou toda a movimentação em solo e no mar, juntamente com a Polícia Federal.
Outras forças de segurança, como a Polícia Militar e a Guarda Municipal, também participaram da ação.
O gerente-adjunto da Guarda Portuária, Ivan Plantes, reforçou a importância do planejamento: “Estamos fiscalizando e garantindo que toda a operação ocorra de forma segura, dentro dos parâmetros planejados”.
Os turistas do navio de cruzeiro participaram de passeios exclusivos pela região, organizados por agentes especializados.
As opções incluíram visitas a ilhas próximas e um tour pelos principais pontos turísticos da Ilha do Mel, como a Gruta das Encantadas e o Farol das Conchas.
A norte-americana Kathy, uma das turistas do Scenic Eclipse, compartilhou sua impressão sobre o local: “A praia é sempre uma boa ideia. O mês de março em Iowa é de neve e frio, e aqui estamos bem longe disso”. Outra passageira, Kate Loster, afirmou ter ficado encantada com a Praia de Brasília e planeja retornar com suas amigas.
Impacto econômico e estratégico da estratégia da Portos do Paraná
A chegada do Scenic Eclipse à Ilha do Mel reforça a estratégia da Portos do Paraná de impulsionar o turismo de cruzeiros no estado.
O secretário do Turismo do Paraná, Leonaldo Paranhos, destacou a relevância desse movimento: “Ficamos felizes em ver navios de cruzeiro interessados em trazer seus viajantes ao nosso litoral, pois isso mostra que as últimas temporadas tiveram impacto positivo e de fato chamaram a atenção. Tudo isso colabora com os planos do Governo do Estado de captar e atrair cada vez mais turistas para o Paraná”.
O Porto de Paranaguá tem se consolidado como um ponto estratégico para o turismo marítimo. Em fevereiro, outro navio de cruzeiro, o Vasco da Gama, trouxe centenas de turistas da Europa.
A Portos do Paraná está investindo na melhoria da infraestrutura para ampliar a capacidade de recebimento de embarcações desse porte.
Futuro do turismo de cruzeiros no Paraná
A Portos do Paraná está trabalhando para estruturar um berço preferencial de atracação para navios de cruzeiro. Estudos estão sendo conduzidos no Tanque de Provas Numérico da USP para avaliar a viabilidade técnica da iniciativa.
O objetivo é consolidar Paranaguá como um destino fixo nas rotas dos cruzeiros nacionais e internacionais.
Para Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná, “o Estado tem se preparado cada vez mais para as operações de navios de cruzeiro no litoral, pois percebe o retorno positivo na economia, no turismo e no bem-estar da população.
Em breve, estaremos no Seatrade, um dos maiores eventos de operadoras de cruzeiros do mundo, nos Estados Unidos, para apresentar o Paraná”.
A expectativa é que, com investimentos em infraestrutura e promoção turística, mais navios de cruzeiro incluam a Ilha do Mel e os Portos do Paraná em seus itinerários, contribuindo para o crescimento econômico e a divulgação das belezas naturais do estado.