O Porto do Açu pretende expandir ainda mais os seus negócios no ramo da movimentação de carga e anunciou um novo pátio para o armazenamento de cargas que será exclusivo para a importação de granéis sólidos
Buscando um crescimento ainda maior no setor de portos nacional, o Porto do Açu anunciou durante a última quarta-feira, (16/03), que irá construir um novo pátio de armazenagem de cargas no complexo. O objetivo é deixar essa nova área focada na importação de granéis sólidos e conseguir um crescimento maior nas operações de movimentação de carga com os portos internacionais.
Notícias relacionadas:
Novo pátio para armazenagem de granéis sólidos do Porto do Açu tem como objetivo expandir as operações de importação de combustíveis sólidos no local
O Porto do Açu já conta com uma expressividade bastante significativa no mercado de portos nacional e internacional, focando nas operações de movimentação de carga ao longo dos últimos anos. Agora, visando expandir ainda mais a sua presença entre os portos brasileiros, o complexo anunciou que irá construir um novo pátio de armazenagem de cargas, com foco nos granéis sólidos que poderão chegar até o porto durante os próximos anos.
Assim, a estrutura, com área de 35 mil m², será instalada pela Minas Gusa ao lado do Terminal Multicargas (T-Mult) com foco na importação de combustíveis sólidos para as indústrias siderúrgica e cimenteira. Essa é uma ótima jogada do Porto do Açu para conseguir se tornar ainda mais presente no cenário mundial, uma vez que os combustíveis sólidos são granéis bastante movimentados em todo o mercado internacional e o foco do novo pátio na importação desses produtos poderá atrair novas parcerias e investimentos, expandindo a sua relevância no cenário nacional.
A companhia Minas Gusa será a grande responsável pela administração do novo pátio de armazenagem de cargas no Porto do Açu e o contrato com o complexo prevê a movimentação de 300 mil toneladas/ano pelos próximos dez anos e a expectativa é de que o pátio entre em operação no primeiro semestre de 2023. Dessa forma, o setor de portos nacional irá ganhar um novo competidor nas operações de importação e o complexo portuário conseguirá ainda mais relevância dentro do cenário atual dos portos.
Porto do Açu irá construir novo pátio de armazenagem para focar na importação de granéis sólidos como combustíveis durante os próximos anos
Entre as principais obras que serão realizadas no novo pátio de armazenagem para o foco nos granéis sólidos, estão a construção de pátio de granéis, pátio dedicado para cargas gerais e pátio de contêineres, além de novos galpões permanentes dedicados para armazenagem. Assim, o Porto do Açu terá um local focado exclusivamente na importação dessas cargas e poderá expandir as relações com outros países dentro dessas operações. Além disso, o terminal possui 360 metros de cais acostável e a expectativa é de que eles sejam expandidos para 500 metros.
João Braz, diretor de Terminais e Logística do Porto do Açu, comentou sobre a relevância desse novo pátio para a importação desses produtos e afirmou que “Além das importações de combustíveis sólidos, a estrutura também possui potencial para a exportação de minério de ferro e produtos semiacabados, como a ferro gusa, otimizando a eficiência do fluxo logístico no futuro. Esse contrato já demonstra o potencial do Açu e a necessidade de expansão do T-MULT, por conta do aumento de clientes que buscam um terminal sem filas e eficiente”.
Agora, o Porto do Açu caminha para um futuro com mais foco em infraestrutura e qualidade de atendimento para expandir a sua presença no cenário internacional e conseguir novas parcerias e empreendimentos no complexo, sendo a criação do pátio um dos grandes projetos que ainda serão realizados.