MENU
Indústria Naval
Menu
Início Porto de Santos desenvolve portal com vídeos em imersão 3D para se aproximar da população brasileira

Porto de Santos desenvolve portal com vídeos em imersão 3D para se aproximar da população brasileira

novembro 28, 2022 às 7:00 am
Compartilhe
Siga-nos no Google News
Aos 130 anos Porto de Santos ganha portal com vídeos em imersão 360°
Aos 130 anos Porto de Santos ganha portal com vídeos em imersão 360°

Em comemoração aos 130 anos do Porto de Santos, houve o desenvolvimento de um portal que permitirá os usuários se sentirem imersos com as operações portuárias por meio de imagens com efeito 3D e diversos vídeos. As imagens foram capturadas por câmeras 8K. 

Com o lançamento do novo site Portoem360, será possível que a população brasileira veja de perto o Porto de Santos, localizado no estado de São Paulo (SP). O portal foi desenvolvido para hospedar vídeos na qualidade de 8K e em 3D que permitirão os usuários conhecerem o espaço e realizarem uma visita em comemoração dos 130 anos. Essa notícia é inédita, pois cargas e visitas são inacessíveis para os visitantes comuns: apenas os trabalhadores do local e empresários, então, poderiam acessar o ambiente. 

A primeira apresentação do projeto começa hoje, 28 de novembro, e termina no dia 30 de novembro, na quarta-feira, por meio do 30º Congresso Latinoamericano de Portos, no Blue Med Convention Center, em Santos. No entanto, vale salientar que este portal estará disponível para o público a partir do dia 29, terça-feira. 

Artigos recomendados

Um dos principais objetivos do portal é justamente aumentar o envolvimento e participação da comunidade com a empresa em si, além da melhoria em relação à opinião pública, instrumentando diversos debates. O produtor executivo do projeto, Silvio Reis Jr., à frente da produtora de audiovisual Release Eletrônico, disse, em assessoria de imprensa ao Naval Porto Estaleiro, impossível que a população defenda aquilo que não conhece. Por isso, este projeto se trata de uma tentativa de aproximação.

Outros portos poderão tomar a mesma iniciativa

Este projeto, que visa apresentar o Porto de Santos, em São Paulo (SP), em 360 graus, venceu o Programa de Ação Cultural — Proac, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, em um edital publicado no ano de 2021. Ademais, estima-se que a ideia, além de ser criativa, será levada para outros portos brasileiros em diversos estados. 

Porto de Santos possui segurança nacional  e a população não tinha acesso a nada do que acontecia dentro dele

O processo de gestão do Porto de Santos não inclui a participação direta do município e era determinado que a população comum não poderia realizar visitas ao local. Dessa forma, limitava a participação do público sobre as decisões da empresa. Permitindo, neste caso, apenas a visita controlada de navios por parte da Marinha brasileira. Mais de 30% de todos os processos realizados no local não são do conhecimento do povo paulista e de brasileiros. 

Portanto, abrir este espaço para que as pessoas entendam os processos e o funcionamento da empresa será crucial para melhorar a sua visão pela sociedade. Os profissionais que trabalham com o porto afirmam que a população tem interesse em saber mais sobre ele, mas há desinformação sobre o assunto justamente porque se mantém sempre “fechado ao público”.

Uma das consequências da baixa participação da população é em relação a ausência na percepção regional sobre as formações que podem ser tidas entre os profissionais que desejam trabalhar no ambiente. 

147 milhões de toneladas em 2021

No ano de 2021, o Porto de Santos movimentou ao menos 147 milhões de cargas, o crescimento em containers entre os anos de 2009 e 2021 foi de 6,6%, acima do esperado. 

Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais. Não esqueça de comentar e compartilhar.
Facebook Facebook
Twitter Twitter
LinkedIn LinkedIn
Google News Google News

Relacionados
Mais recentes