1. Início
  2. / Indústria Naval
  3. / Porto de Santos desenvolve portal com vídeos em imersão 3D para se aproximar da população brasileira
Localização SP Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Porto de Santos desenvolve portal com vídeos em imersão 3D para se aproximar da população brasileira

Escrito por Paulo Nogueira
Publicado em 28/11/2022 às 07:00
Aos 130 anos Porto de Santos ganha portal com vídeos em imersão 360°
Aos 130 anos Porto de Santos ganha portal com vídeos em imersão 360°

Em comemoração aos 130 anos do Porto de Santos, houve o desenvolvimento de um portal que permitirá os usuários se sentirem imersos com as operações portuárias por meio de imagens com efeito 3D e diversos vídeos. As imagens foram capturadas por câmeras 8K. 

Com o lançamento do novo site Portoem360, será possível que a população brasileira veja de perto o Porto de Santos, localizado no estado de São Paulo (SP). O portal foi desenvolvido para hospedar vídeos na qualidade de 8K e em 3D que permitirão os usuários conhecerem o espaço e realizarem uma visita em comemoração dos 130 anos. Essa notícia é inédita, pois cargas e visitas são inacessíveis para os visitantes comuns: apenas os trabalhadores do local e empresários, então, poderiam acessar o ambiente. 

A primeira apresentação do projeto começa hoje, 28 de novembro, e termina no dia 30 de novembro, na quarta-feira, por meio do 30º Congresso Latinoamericano de Portos, no Blue Med Convention Center, em Santos. No entanto, vale salientar que este portal estará disponível para o público a partir do dia 29, terça-feira. 

Um dos principais objetivos do portal é justamente aumentar o envolvimento e participação da comunidade com a empresa em si, além da melhoria em relação à opinião pública, instrumentando diversos debates. O produtor executivo do projeto, Silvio Reis Jr., à frente da produtora de audiovisual Release Eletrônico, disse, em assessoria de imprensa ao Naval Porto Estaleiro, impossível que a população defenda aquilo que não conhece. Por isso, este projeto se trata de uma tentativa de aproximação.

Outros portos poderão tomar a mesma iniciativa

Este projeto, que visa apresentar o Porto de Santos, em São Paulo (SP), em 360 graus, venceu o Programa de Ação Cultural — Proac, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, em um edital publicado no ano de 2021. Ademais, estima-se que a ideia, além de ser criativa, será levada para outros portos brasileiros em diversos estados. 

Porto de Santos possui segurança nacional  e a população não tinha acesso a nada do que acontecia dentro dele

O processo de gestão do Porto de Santos não inclui a participação direta do município e era determinado que a população comum não poderia realizar visitas ao local. Dessa forma, limitava a participação do público sobre as decisões da empresa. Permitindo, neste caso, apenas a visita controlada de navios por parte da Marinha brasileira. Mais de 30% de todos os processos realizados no local não são do conhecimento do povo paulista e de brasileiros. 

Portanto, abrir este espaço para que as pessoas entendam os processos e o funcionamento da empresa será crucial para melhorar a sua visão pela sociedade. Os profissionais que trabalham com o porto afirmam que a população tem interesse em saber mais sobre ele, mas há desinformação sobre o assunto justamente porque se mantém sempre “fechado ao público”.

Uma das consequências da baixa participação da população é em relação a ausência na percepção regional sobre as formações que podem ser tidas entre os profissionais que desejam trabalhar no ambiente. 

147 milhões de toneladas em 2021

No ano de 2021, o Porto de Santos movimentou ao menos 147 milhões de cargas, o crescimento em containers entre os anos de 2009 e 2021 foi de 6,6%, acima do esperado. 

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x