A previsão para o aumento da produção da commodity no Brasil neste ano teve um aumento. A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) realizou a estimativa do aumento. Desse modo, a alta foi de aproximadamente 200 mil barris por dia quando comparado a 2021.
Portanto, a previsão de produção da commodity no Brasil este ano está sendo de 3,9 milhões de barris por dia. Além do mais, essa nova revisão de valores de barris produzidos foi anunciada na terça-feira (12) no relatório mensal. Ainda, neste relatório novas informações sobre a oferta de petróleo do Brasil foram adicionadas.
Desse modo, consta que houve um declínio no número de barris ofertados por dia no mês de maio deste ano quando comparado a abril, o mês anterior. Portanto, o número de barris a menos foi de 121 mil por dia. Logo, em maio o Brasil produziu 2,9 milhões de barris por dia, segundo o relatório publicado nesta semana, na terça-feira (12).
Veja mais detalhes sobre as previsões para a oferta de petróleo
Há algumas previsões que indicam como o número de barris por dia ofertados pelo Brasil deve se comportar. Desse modo, segundo a Opep, a quantidade de barris de petróleo por dia no Brasil deve ser aumentada devido à influência do avanço das atividades realizadas em 5 campos diferentes. Os campos são, o campo de Mero (Libra NW), Tupi (Lula), Sépia, Peregrino e de Búzios (Franco).
- Navio de guerra alemão abate drone em autodefesa próximo ao Líbano
- Bravante busca expansão no setor marítimo enquanto novos investimentos florescem no horizonte energético
- Festival de esportes náuticos em Salvador promete diversão e apoio à luta contra o câncer de mama neste domingo 20
- Especialistas discutem soluções para logística sustentável no Hydrogen Dialogue América Latina
A entidade constituída pelos países explorados de petróleo deu algumas informações e detalhes sobre como as produções nos campos irão aumentar. Segundo ela, o campo de Itapu (Florim) que teve a sua descoberta realizada há quase 10 anos e que fica localizado na bacia de Santos, terá o início de sua produção de petróleo no ano que vem (2023) com sua capacidade máxima.
Portanto, é esperado que o campo de Itapu em 2023 produza um valor aproximado de 130 mil barris de petróleo por dia até o ano de 2025. Logo, este aumento no comportamento de produção de barris de petróleo irá ajudar a alavancar a quantidade de petróleo extraída do Brasil.
Conheça a Opep
A Organização dos Países Exportadores de Petróleo, também conhecida como OPEP, é uma organização criada entre alguns governos, de forma permanente, no ano de 1960. Essa organização teve início na Conferência de Bagdá. Além disso, os primeiros países a integrá-la foram o Iraque, a Venezuela, o Irã, a Arábia Saudita e o Kuwait.
Hoje em dia, o grupo OPEP possui os 12 principais países que realizam a exportação do petróleo para outros locais do mundo. Além do mais, essas nações realizam a organização das políticas petrolíferas dos próprios integrantes do grupo. Ademais, a OPEP teve a sua criação motivada para prestar ajuda técnica e econômica às nações da organização.
Com a sua sede localizada em Viena na Áustria, a OPEP atua de forma a centralizar a política petrolífera dos integrantes. Desse modo, sendo eles os seguintes países: a Venezuela, o Equador, os Emirados Árabes Unidos, a Arábia Saudita, a Angola, a Argélia, a Nigéria, a Líbia, o Qatar, o Kuwait, o Iraque e o Irã.
Grupo Priner está com 114 novas vagas offshore para candidatos de Macaé; currículos podem ser enviados pela internet.
Qual o objetivo da OPEP
A OPEP tem como objetivo principal realizar a centralização das políticas de petróleo dos países membros. Desse modo, o grupo coordena e unifica as decisões sobre o petróleo. Ademais, o grupo realiza ações para assegurar que os preços se mantenham justos e estáveis para todos os produtores deste combustível natural.
Portanto, a OPEP realiza o monitoramento dos preços e decide sobre o valor de petróleo que devem produzir para que a atividade se mantenha lucrativa para todos os integrantes.